Enólogo do Ano

Vote para o Enólogo do Ano 2023

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) convida a todos associados para escolher o enólogo que será homenageado com a distinção ENÓLOGO DO ANO – 2023. Esta homenagem tem o objetivo de enaltecer o profissional, que durante sua vida, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais.

O enólogo mais votado será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhosa. Esta homenagem é uma promoção da ABE.

 

Votação do Enólogo do Ano 2023

A escolha do Enólogo do Ano pela Associação Brasileira de Enologia, foi uma forma de homenagear e registrar a figura deste profissional importante no mundo vinho. Seria obvio dizer que todos são únicos e inquestionavelmente o mais importante para o vinho que elabora, para a empresa que trabalha, para o universo que atual.

O que se buscar com a escolha do Enólogo do Ano, não é homenagear um único profissional, mas sim a profissão como um todo e as pessoas que executam!

A escolha será realizada em 3 etapas:

1ª ETAPA: continua igual ao ano anterior, seguindo os CRITÉRIOS DE ESCOLHA abaixo:

2ª ETAPA: Os 3 nomes mais votadas na etapa anterior serão “pontuado” pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares.

3ª ETAPA: os mesmos 3 nomes, independente da pontuação obtida na etapa 2 serão avaliados por um comitê formado pelos ex-eleitos, onde uma nova pontuação lhe será atribuída pela percepção que este grupo tem de cada um dos profissionais;

Por fim, será escolhido como enólogo do ano o profissional que reunir carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.

Com estas mudanças, se quer garantir que alguns desvios não se expressem, como o possível favorecimento pela natural visibilidade que o cargo de presidente da ABE confere; também se quer ser justo com pelo menos 3 dos mais votados para que se faça uma breve checagem de histórico e também aproveitar a experiência dos já eleitos para expressem sua visão e compartilharem a responsabilidade de uma escolha tão difícil.

De maneira alguma há demérito em qualquer das escolhas anteriores. Desde seu início já se testou diferentes mecanismos de escolha e seguimos modificando com base na experiência adquirida, nas sugestões coletadas e na ânsia de alcançar o ideal.

 A Votação será realizada de 3 a 13 de outubro

 

Retrospectiva dos homenageados

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 -  Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scorteganga

Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo

Enólogo do Ano 2022 - Bruno Motter

 

Contamos com a sua participação. A Votação será realizada de 3 a 13 de outubro de 2023

 

VOTAÇÃO DO ENÓLOGO DO ANO 2023: A votação será feita totalmente pelo site da ABE.

A votação está encerrada!

Voltar

Assine nossa

Newsletter

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber nossas notícias e novidades.