Enólogo do Ano

Vote para o Enólogo do Ano 2019

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) convida a todos os associados para escolher o enólogo que será homenageado com a distinção ENÓLOGO DO ANO 2019. A homenagem tem o objetivo de enaltecer o profissional, que durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não apenas qualificando o vinho, mas aportando a este universo ainda mais conhecimento.

O enólogo mais votado será premiado com uma viagem, a fim de visitar uma feira do setor vitivinícola. Esta homenagem é uma promoção da ABE.

Importante: O Jantar em comemoração ao Dia do Enólogo e aos 43 Anos da ABE, será realizado no dia 25 de outubro de 2019, às 20 horas, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves (CIC). Para associados em dia com a tesouraria o jantar será cortesia.

Mudanças na  votação do Enólogo do Ano 2019

A escolha do Enólogo do Ano pela Associação Brasileira de Enologia é uma forma de homenagear e registrar a figura deste profissional tão importante para o mundo vinho. Seria óbvio dizer que todos são únicos e, inquestionavelmente, importantes para o vinho que elaboram, para a empresa que trabalham, para o universo que atuam.
O que se busca com a escolha do Enólogo do Ano não é simplesmente homenagear um único profissional, mas sim a profissão como um todo, valorizando a atividade junto a cadeia produtiva da uva e do vinho.
Mesmo que o conceito seja o que há de maior e, que nunca o mesmo se perca, sempre haverá espaço para ajustarmos o processo operacional de escolha. Para 2019, estamos encaminhando importantes modificações na sistemática para chegar ao nome do ano na Enologia Brasileira.
A escolha será realizada em 3 etapas:

1ª ETAPA: continua igual ao ano anterior, seguindo os CRITÉRIOS DE ESCOLHA abaixo:
•    Ter formação em Enologia e Viticultura. 
•    Trabalhar em prol do profissional de Enologia. 
•    Cinco anos de experiência na atividade. 
•    Estar exercendo a atividade. 
•    Atuação Setorial. 
•    Inovação tecnológica. 
•    Ser associado da ABE no mínimo há três anos e estar em dia com a Tesouraria. 
•    O Presidente em exercício e o ex-presidente no ano subsequente que deixar o cargo não poderão concorrer.

2ª ETAPA: Os três nomes mais votadas na etapa anterior serão “pontuados” pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares.

3ª ETAPA: Os mesmos três nomes, independente da pontuação obtida na Etapa 2, serão avaliados por um comitê formado pelos enólogos já eleitos, onde uma nova pontuação lhe será atribuída pela percepção que este grupo tem de cada um dos profissionais. Por fim, será escolhido como Enólogo do Ano o profissional que reunir carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.

Com estas mudanças, nosso desejo é garantir que alguns desvios não se expressem, como o possível favorecimento pela natural visibilidade que o cargo de presidente da ABE confere. Também se busca, permanentemente, ser justo para que se faça uma breve checagem do histórico, além de aproveitar a experiência dos já eleitos com suas visões, de modo a compartilhar a responsabilidade de uma escolha tão difícil.
De maneira alguma há demérito em qualquer uma das escolhas anteriores. Desde seu início já se testou diferentes mecanismos de escolha e seguimos modificando com base na experiência adquirida, nas sugestões coletadas e na ânsia de alcançar o ideal.
 

A Votação será realizada até dia 18 de outubro de 2019.

 

Retrospectiva dos homenageados

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 - Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

 

 

VOTAÇÃO DO ENÓLOGO DO ANO 2019: A votação será feita totalmente pelo site da ABE.

Instruções para votar:

A votação está encerrada!

Voltar

Assine nossa

Newsletter

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber nossas notícias e novidades.