Premiação

Bacchus - Espanha

 



Pela segunda vez no ano, os vinhos e espumantes brasileiros são premiados na Espanha. Desta vez foi no Bacchus International Wine Competition 2023, realizado de 17 a 21 de abril em Madrid, onde foram conquistadas 13 premiações. O concurso reuniu 1.728 amostras de 16 países, avaliadas por 89 provadores de 28 países, entre Masters of Wine, Master Sommeliers, sommeliers, enólogos, gerentes de compras, críticos especializados e diretores das principais instituições do vinho em todo o mundo.



 



O grande destaque para o Brasil foi classificar três rótulos com pontuação superior a 93 pontos, obtendo o prêmio de Gold Bacchus, façanha que somente foi alcançada por 53 amostras. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, esteve representando o Brasil no júri. Segundo Morari, as degustações foram realizadas no Casino de Madrid, em um ambiente histórico e que impressiona por sua arquitetura, mesclando estilo francês e barroco. “O serviço do vinho foi realizado por alunos da escola de Enologia de Madrid, sempre na temperatura adequada para cada categoria de vinhos degustados. Em média, foram 45 amostras por dia, divididas em 10 categorias”, relata.



 



O Concurso seguiu as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a pontuação foi realizada através de fichas manuais compiladas pelo Presidente de Júri ao final da degustação de cada amostra. Morari também presidiu um júri, experiência que considera marcante e enriquecedora.



 



PREMIAÇÕES



Melhor Vinho Tinto Bacchus 2023



Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont



 



Melhor Vinho do Brasil Bacchus 2023



Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont



 



Gran Bacchus de Ouro



Casa Valduga Terroir Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos



Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont



Zanotto Espumante Moscatel Rosé - Vinícola Campestre



 



Bacchus de Ouro



Casa Valduga Espumante Premivm Extra Brut – Casa Valduga Vinhos Finos



Dal Pizzol Marselan Primum 2020 - Dal Pizzol Vinhos e Espumantes



Jolimont Querência Arinarnoa - Vitivinícola Jolimont



Jolimont Reserva Pinot Noir - Vitivinícola Jolimont



Zanoto Reserva Malbec 2020 - Vinícola Campestre



Zanotto Reserva Merlot 2020 - Vinícola Campestre



 



Bacchus de Prata



Zanotto Espumante Brut - Vinícola Campestre



Zanotto Sauvignon Blanc - Vinícola Campestre


Voltar