Premiação

Tannat Al Mundo - Uruguai

Para quem não sabe o Brasil é reconhecido mundialmente não apenas pela excelência de seus espumantes como também pela qualidade superior de seus vinhos, inclusive com variedades nem tão tradicionais no país verde amarelo. Prova disso foi o resultado alcançado no Concurso Tannat al Mundo, realizado de 23 a 25 de setembro em Montevidéu, no Uruguai.

 

Com a característica de avaliar somente vinhos elaborados a partir da variedade tannat, este concurso reuniu 12 jurados de cinco países, todos eles enólogos. Do Brasil, estiveram participando o conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Firmino Splendor e a enóloga Gisele Gugel. O grupo, dividido em duas mesas presididas pelo diretor geral da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), Federico Castellucci, e pelo presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (Inavi), degustou 145 amostras de quatro países.

 

Conforme as impressões de Gisele, e que retratam o comentário geral entre os degustadores envolvidos, os vinhos avaliados apresentaram marcante evolução na estrutura dos taninos, apresentando taninos macios e equilibrados ao paladar, diferenciando-se de edições anteriores quando os Tannats evidenciavam muita potência e agressividade nos taninos. “As amostras da safra 2010 se destacaram entre os demais, agradando a todos”, testemunha.

 

PREMIAÇÕES

Medalha de Ouro

Miolo Reserva Tannat  2012 – Miolo Wine Group

 

Medalha de Prata

Vinhas Velhas Tannat 2012 – Miolo Wine Group

 

Voltar