Premiação

Mondial De Bruxellas - Portugal

 

Um vinho e cinco espumantes brasileiros acabam de serem premiados em Portugal no 19º Concours Mondial de Bruxelles, um dos mais antigos do mundo. Mais de 300 degustadores de 32 países participaram do evento avaliando as 8.357 amostras de 52 países. Representando o Brasil, o enólogo e diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Leocir Bottega, que integrou o painel de degustadores. O concurso aconteceu na cidade de Guimarães entre os dias 4 e 6 de maio.

 

Segundo Bottega, o concurso impressiona pelo seu tamanho. Em razão do grande número de amostras, cada mesa degustou cerca de 50 vinhos e espumantes em cinco horas de avaliação por dia. “A organização é impecável. A larga experiência dos organizadores pode ser comprovada na prática”, destaca o enólogo. “Mesmo com fichas de papel a operacionalização é perfeita”, comenta. A avaliação do concurso não é informatizada, ao contrário do que já ocorre na maioria dos mais tradicionais concursos internacionais de vinho.

 

Voltado ao público consumidor, o Concours Mondial de Bruxelles reúne, em maior número, jornalistas especializados em vinho, além de degustadores técnicos. A análise segue normas internacionais no que diz respeito às técnicas de degustação e avaliação. A programação também incluiu visitas a Região do Douro, onde os participantes puderam ver de perto grandes áreas de produção. “No Douro as dificuldades por causa da topografia são muitas. A viticultura é totalmente manual devido ao terreno acidentado”.

 

PREMIAÇÕES

Medalha de Ouro

Casa Valduga Sauvignon Blanc Premium 2011 - Casa Valduga Vinhos Fino

 

Medalha de Prata

Aurora Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora

Baccio Espumante Brut 2010 - Famiglia Zanlorenzi

Garibaldi Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Panizzon Espumante Moscatel – Sociedade de  Bebidas Panizzon

Santa Augusta Espumante Moscatel - Vinícola Santa Augusta

 

Fone: 54 3052.0066

Lucinara Masiero
54 9151.0006
conceitocom@conceitocom.com.br

Voltar