Premiação

6º Concurso Internacional De Vinhos Do Brasil


 



O 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil comprovou que a qualidade dos vinhos e espumantes degustados está muito bem distribuída entre 12 diferentes regiões produtoras entre os 17 países que enviaram amostras, beneficiando apreciadores de vinho do mundo inteiro. Os Estados Unidos e a República Eslováquia foram os únicos países a conquistar uma Medalha Grande Ouro, prêmio conferido a quem atinge 93 ou mais pontos. O concurso premiou, ainda, 61 produtos com Medalha de Ouro e 85 com Medalha de Prata, totalizando 148 premiações, ou seja, 30% das 503 amostras inscritas. Um júri formado por 45 experts de 11 países teve a importante tarefa de avaliar as amostras.



 



O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e do concurso, enólogo Christian Bernardi, destacou a qualidade média das amostras. “A mediana nos mostrou que no geral os vinhos e espumantes avaliados apresentaram muito boa pontuação, comprovando a qualidade dos produtos”, comentou. Segundo ele, a subjetividade do concurso também demonstra que mesmo aqueles vinhos que não conquistaram medalha também apresentaram alta qualidade. “Nosso concurso segue normas internacionais o que o torna mais criterioso e, por isso, pode premiar apenas 30% do total das amostras inscritas”, explicou. O presidente também ressaltou a importância do evento para a troca de experiências. “A convivência que tivemos nessa semana foi muito importante”, concluiu.



 



O jantar de premiação se constituiu em uma verdadeira festa de integração, onde profissionais de vinícolas brasileiras e representantes de outros países celebraram o vinho independente de sua bandeira. Tanto as degustações quanto o evento de premiação foram realizados no Dall’Onder Grande Hotel. Participaram do concurso amostras da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai.



 



A estreia da engenheira química e enóloga argentina, Claudia Quini, como presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) no evento ampliou ainda mais o prestígio do concurso que figura entre os mais representativos do mundo. Com um crescimento que vem sendo superado a cada edição, os organizadores também comemoram a chancela da OIV e da União Internacional de Enólogos (UIOE), credenciais que enaltecem o concurso que segue normas internacionais.



 



Para a presidente da OIV, o 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil demonstrou o profissionalismo e a seriedade com que o país vem trabalhando na vitivinicultura. “Tenho acompanhado a evolução dos vinhos do Brasil, hoje reconhecidos no mundo inteiro. Sinto-me muito feliz em poder iniciar minha trajetória como presidente da OIV aqui”, disse.



 



Mais de 200 apreciadores de vinho e representantes da mídia participaram do evento que foi abrilhantado com a apresentação do grupo Rastros do Tempo, enaltecendo a cultura gaúcha. Agora a ABE se prepara para mais um de seus grandes eventos: a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012, quando a representatividade da safra será apresentada ao grande público no dia 29 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.



CLIQUE E CONFIRA A RELAÇÃO DOS PREMIADOS.



 src=



Fone: 54 3052.0066



Lucinara Masiero

54 9151.0006

conceitocom@conceitocom.com.br

www.conceitocom.com.br



Conceitocom Imprensa & Eventos

Voltar