Vinícolas brasileiras têm até sexta para inscrever amostras

01 de Outubro de 2019

Concurso realizado pela Associação Brasileira de Enologia é a maior vitrine de rótulos brasileiros para o mundo

 

Chegou a hora dos espumantes. O maior concurso de rótulos de espumantes brasileiros se aproxima e as vinícolas têm até amanhã sexta-feira, 4 de outubro, para inscrever suas amostras. É o 11º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) de 16 a 18 de outubro, em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante. As inscrições podem ser feitas pelo site www.enologia.org.br.

 

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso reflete a qualidade e diversidade do espumante brasileiro, sendo a maior janela do produto para o mundo. Na edição de 2017 foram 308 amostras de 80 vinícolas de diferentes regiões produtoras do Brasil. Para esta edição, o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, espera superar a adesão uma vez que o consumo vem crescendo ano a ano, tanto em relação aos espumantes nacionais como de outras procedências. “O espumante caiu no gosto dos brasileiros. É uma bebida descontraída, versátil e que carrega toda brasilidade da nossa gente. Nossos rótulos são respeitados no mundo todo e o nosso compromisso ao realizar este concurso é mostrar a evolução da bebida”, destaca.

 

A expectativa da ABE é atrair amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras do país, exaltando a diversidade do produto. As degustações serão realizadas no Hotel Dall’Onder SKI Garibaldi e a premiação no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp. Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados integrarão o júri, que terá a missão de eleger os melhores espumantes nacionais.

 

Podem participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

 

Colhendo dados

Com olhos no futuro e desafiada a seguir dando suporte e gerando oportunidades para seus associados, a ABE aproveita o Concurso do Espumante Brasileiro para dar início a construção de um banco de dados capaz de alimentar as ações da entidade em torno do universo do espumante. A coleta de informações está sendo feita a partir da ficha de inscrição mediante o preenchimento de dados mais abrangentes em torno do produto, variedade, safra, local de origem, assim como processos e elementos analíticos. Tudo isso será cruzado com o desempenho da degustação. A entidade se responsabiliza a zelar pelas informações, mantendo-as em pleno sigilo.

Voltar