Uma Avaliação ainda maior

23 de Agosto de 2022

Edição comemorativa aos 30 anos celebra novo recorde no número de amostras

 

A Avaliação Nacional de Vinhos, realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), chega a sua 30ª edição como a maior da história, espelhando o momento vivido pela vitivinicultura brasileira, que avança pelo país com novas regiões produtoras, conquistando o mundo diante de sua qualidade e diversidade. Pela primeira vez na trajetória do evento, rompe-se a barreira das 500 amostras, batendo novo recorde. Este ano, 524 amostras de 69 vinícolas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão avaliadas. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, consolidada como o grande e mais importante momento do vinho brasileiro, brinda a retomada do evento presencial no dia 5 de novembro, a manutenção dos kits e da transmissão simultânea, a mudança do regulamento acompanhando a expansão produtiva no país e o lançamento do Livro ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’.

 

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, comemora a representatividade de amostras inscritas. “Esta é uma Avaliação para ficar na história. Chegar aos 30 anos com esta imagem é motivo de orgulho para todo enólogo brasileiro, e também uma grande responsabilidade. Esta é uma Avaliação Nacional de Vinhos para um novo Brasil vitivinícola, que ampliou suas fronteiras. Nos reinventamos diante de uma pandemia global e agora contamos os dias para o reencontro”. A Avaliação retoma seu evento presencial sem abandonar os revolucionários kits, ou seja, centenas de apreciadores voltarão a se reunir em torno da representatividade da safra, independente do lugar onde estiverem.

 

Com inscrições de amostras encerradas, agora os trabalhos se voltam para a coleta dos vinhos diretamente dos reservatórios nas vinícolas, um trabalho que começou nesta segunda-feira, 22 de agosto, estendendo-se até 2 de setembro. Um grupo de 90 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção de 13 a 16 de setembro. O resultado dos 30% mais representativos da Safra 2022 será compartilhado com o grande público no evento do dia 5 de novembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

 

Ingressos ao público

A venda dos kits e dos ingressos para o evento presencial será no dia 1º de setembro, a partir das 9h, através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/. Serão disponibilizados 600 ingressos e 250 kits.

 

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

 

CRONOGRAMA 30ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2022

 

ATIVIDADES

PERÍODO

Inscrições das amostras

11 de julho a 19 de agosto

Coleta das Amostras

22 de agosto a 2 de setembro

Degustação de Seleção

13 a 16 de setembro

Venda de ingressos e dos kits para o público

1º de setembro, a partir das 9h

Envio dos kits

A partir de 18 de outubro

Evento – Presencial

5 de novembro, das 17h às 24h

Evento – Transmissão ao Vivo

5 de novembro, das 17h às 21h

 

Voltar