Últimos dias para inscrever amostras para a XXV Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2017

19 de Junho de 2017

Vinícolas têm até o dia 23 de junho para inscreverem amostras em cinco categorias

 

O prazo para inscrição de amostras na 25ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2017, maior evento do setor vitivinícola brasileiro, termina no dia 23 deste mês. As vinícolas têm apenas 5 dias para garantir a participação de seu vinhos da safra 2017. O grande momento do vinho brasileiro ocorrerá no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quando os 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias serão apresentados a cerca de 850 apreciadores. A Avaliação é promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e conta com coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho.

 

Serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos, 100% varietais, da safra 2017, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos. Encerradas as inscrições, a próxima etapa será a coleta de amostras, realizada por funcionários da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, prevista para começar no dia 17 de julho.

 

A terceira fase envolverá cerca de 120 enólogos, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 23 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O público poderá degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2017. As inscrições para os apreciadores abrem somente no final de agosto.

 

Categorias de inscrição de Amostras

CATEGORIA I:  BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS

CATEGORIA II: BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS

CATEGORIA III: TINTOS FINOS SECOS

CATEGORIA IV:  TINTOS FINOS SECOS JOVENS

CATEGORIA V: VINHO BASE PARA ESPUMANTE

 

Informações pelo telefone (54) 3452.6289 ou pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br.

 

Foto: Arquivo ABE

Voltar