Suco de uva 100% é pauta em programa da Rede Globo

27 de Junho de 2017

Atração televisiva É de Casa mostrou neste sábado (24) as diferenças da bebida e os benefícios que ela promove à saúde

 

Preferência no paladar dos brasileiros, o suco de uva 100% vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos consumidores por suas características únicas, que vão além da cor, do aroma e do sabor. A bebida é altamente nutritiva e promove inúmeros benefícios à saúde.

Na manhã deste sábado (24), o suco de uva 100% do Brasil foi pauta ao vivo do programa semanal É de Casa, da Rede Globo. Apresentado por Zeca Camargo, Patrícia Poeta, Ana Furtado, André Marques e Cissa Guimarães e dirigido por Boninho, a atração televisiva levou aos seus estúdios, no Rio de Janeiro, o representante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o jornalista especializado no setor, Maurício Roloff.

Em uma conversa descontraída com Ana Furtado, Roloff contou sobre as diferenças entre os produtos 100%, néctar, refresco e em pó, as distintas tonalidades do suco de uva 100% (tintos, brancos e rosés) e também sobre os benefícios que a bebida, assim como o vinho, proporciona à saúde.

Estudos ligados à prevenção de doenças cardiovasculares e de envelhecimento precoce, diminuição do risco de aparecimento de enfermidades neurológicas e cancerígenas, melhora na cognição, auxílio na redução de peso e aumento no desempenho de esportistas são algumas das vantagens já comprovadas por pesquisadores de todo o mundo.


“A gente encara a uva como uma superfruta da saúde. Esses benefícios são muito comentados quando se fala de vinho, naquela dose regular, moderada, indicada pelo cardiologista. No suco de uva também tem esses benefícios à saúde, com a vantagem de que não tem restrição nenhuma, é para família toda, qualquer um pode tomar suco de uva sem qualquer restrição”, disse em rede nacional o representante do Ibravin.

 

Não é exagero dizer que o suco de uva servido na mesa dos consumidores é resultado do esforço de muitas famílias. O perfil das propriedades que cultivam as uvas para a bebida 100% é proveniente da agricultura familiar. Ao todo, mais de 15 mil famílias estão envolvidas no cultivo. Hoje o suco 100% é de extrema importância para a cadeia produtiva – 50% da safra é destinada para a sua elaboração –, o que exigiu dos produtores investimento em tecnologia para garantir volume e, principalmente, qualidade em suas marcas.


Entenda as diferenciações do produto:
Nos sucos de uva 100% do Brasil, o único ingrediente é a fruta, sem adição de açúcar, conservantes, sabores ou aromas artificiais. É por isso que eles são nutritivos e têm inúmeros benefícios para a saúde. Nem tudo que tem uva é suco. Fique atento aos diferentes tipos de produtos.

Suco de uva 100%: 100% uva, sem adição de açúcar, conservantes, corantes ou aromatizantes.

Néctar: 50% uva, diluído em água e adoçado.

Bebida/Refresco: 30% uva, diluído em água e adoçado, podendo ser colorido e aromatizado artificialmente.

Em pó: pode não conter uva em sua composição.

 

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;
- Melhora na cognição e na memória;
- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon;
- Favorece as funções hepáticas do fígado;
- Redução de riscos de doenças renais;
- Auxilia no combate à obesidade;
- Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, consequentemente, combatendo a fadiga;
- Aumenta o desempenho de atletas;
- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;
- Repara as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
- Auxilia no funcionamento da flora intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

 

FOTO
Legenda: Representante do Ibravin, Maurício Roloff, foi entrevistado pela apresentadora Ana Furtado
Crédito: Reprodução

 

Voltar