Revista Brasileira de Viticultura e Enologia - 14 novos trabalhos são publicados

16 de Novembro de 2022

ABE aproveita a realização da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos para apresentar a 14ª edição da publicação no país

 

Os profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho já podem se atualizar com novas e inéditas pesquisas sobre Enologia, Viticultura, Enocultura e Enogastronomia, publicados na 14ª Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, editada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Distribuída durante a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, a revista traz novos olhares e descobertas em torno de temas diversos, contribuindo para a evolução qualitativa de todo o setor. Somados aos trabalhos já publicados nas edições anteriores, totalizam 178 contribuições.

 

O projeto chegou para preencher uma lacuna existente, lançando uma nova e importante ferramenta para a qualificação dos profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho.  Além de esclarecer dúvidas, os trabalhos apontam caminhos e mostram resultados em práticas que vão do solo e do cultivo da uva, passando por processos de elaboração de vinhos, até chegar à enocultura e também à enogastronomia, tão importantes para o sustento de milhares de famílias. “Acreditamos que, através da ciência, conseguimos avançar. Afinal, fizemos de um setor, que se traduz numa arte por natureza, um grande exemplo do novo mundo. Poder colocar em prática a teoria, aliada às realidades que se apresentam, é fazer uma leitura do nosso ambiente, canalizando esforços no sentido de evoluir sempre, assim como os melhores vinhos”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

 

A Revista segue sendo a única publicação técnico-científica do setor no Brasil. A Comissão Organizadora e Editorial, formada por pesquisadores e enólogos, atua na promoção da pesquisa, oportunizando aos profissionais o acesso a novos estudos. Fonte de conhecimento, a revista passou a ser referência no Brasil e no exterior, devido a qualidade dos artigos que trazem conteúdos relevantes para a prática do enólogo. Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais, priorizando o ineditismo.

 

Com periodicidade anual e tiragem de 1,5 mil exemplares, a revista é distribuída entre o público da Avaliação Nacional de Vinhos e Associados da ABE. As Universidades Públicas e Privadas, Institutos Federais, Escolas e Associações de Enólogos de outros países, bem como Instituições de Pesquisa, também recebem a revista. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é orientada pelo editor-chefe, professor Dr. Luciano Manfroi. O PDF das edições pode ser acessado no site https://www.enologia.org.br/revista/downloads/1.

Comissão organizadora

André Gasperin, Daniel Salvador, Dr. Luciano Manfroi, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Dra. Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Ricardo Morari 

 

Comitê editorial

Dr. Luciano Manfroi (Editor-chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi

Voltar