Inscrições do Concurso do Espumante Brasileiro - Sexta é o último dia

22 de Setembro de 2021

Vinícolas que desejam ter seus rótulos na maior vitrine do espumante brasileiro devem se apressar

 

O prazo para inscrição de espumantes no 12º Concurso do Espumante Brasileiro está chegando ao fim. As vinícolas brasileiras que desejam inscrever suas ‘estrelas’ na maior vitrine do país precisam se apressar e garantir espaço no evento realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). As degustações serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder SKI Garibaldi, na Capital Brasileira do Espumante. O regulamento está disponível no site www.enologia.org.br

 

A expectativa dos organizadores é superar o número da edição de 2019 que alcançou 376 amostras de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Mas, acima de tudo, seguir evoluindo na qualidade que não para de surpreender os jurados técnicos a cada edição. Prova disso, é que na edição passada, 125 espumantes foram premiados com notas superiores a 88 pontos. Destes, 14 conquistaram Grande Medalha de Ouro superando os 92 pontos.

 

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, destaca a importância de as vinícolas aproveitarem esta grande oportunidade para divulgarem e promoverem seus espumantes. “O Concurso do Espumante Brasileiro é uma janela para o mundo, expõe nossos melhores espumantes tanto no mercado interno, quanto externo, sendo referência de pesquisa para quem busca apreciar rótulos diferenciados”.

 

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Voltar