Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
15 de Setembro de 2025
Apreciadores devem se apressar para garantir participação na Avaliação Nacional de Vinhos, que acontece dia 25 de outubro em Bento Gonçalves
Os ingressos para a 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 estão à venda e a procura é intensa. Como tradicionalmente acontece, eles devem se esgotar rapidamente. Reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a experiência é única reunindo toda cadeia produtiva da uva e do vinho, além de apreciadores de diversas partes do Brasil. O evento é limitado a 800 pessoas, entre técnicos e leigos, que têm em comum o gosto pelo vinho.
O ponto alto da Avaliação é quando o público coloca na taça as 16 amostras representativas da Safra, selecionadas entre os 30% classificados em cada categoria após degustação técnica às cegas feita por 90 enólogos brasileiros. Taça por taça, todos acompanham em tempo real a sequência de apresentação, sem saber a qual vinícola pertence cada amostra — a revelação acontece somente ao final pelo presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Mário Lucas Ieggli.
Segundo ele, esta é uma oportunidade única de vivenciar o vinho brasileiro de forma intensa e coletiva, lado a lado com enólogos, produtores, jornalistas e apreciadores. “Quem já participou sabe o quanto esse momento é especial e inesquecível. Por isso, é fundamental garantir o ingresso com antecedência — os lugares são limitados e a procura é sempre muito grande”, reforça.
A edição de 2025 é a maior da história, reunindo 533 amostras de 76 vinícolas de nove estados brasileiros — Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Serviço
O que? 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025
Quando? 25 de outubro de 2025
Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Ingressos: https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/
O ingresso inclui: