Entre colegas, nasce o Enólogo do Ano 2025

14 de Outubro de 2025

Em votação, associados da ABE indicam livremente quem se destacou por sua contribuição à evolução do vinho brasileiro. Nome será conhecido dia 31

 

Os associados da Associação Brasileira de Enologia (ABE) estão mobilizados em mais uma edição da votação que vai eleger o Enólogo do Ano 2025. O reconhecimento, criado há mais de três décadas, é o mais simbólico da entidade, justamente por ser definido pelos próprios profissionais da área. Durante um mês, os associados indicaram livremente o enólogo colega que consideram merecedor da distinção. Este processo foi todo feito através do site da entidade – www.enologia.org.br – onde também está disponível o regulamento completo. O resultado será anunciado durante o jantar em comemoração ao Dia do Enólogo e aos 49 anos da ABE, que acontece no dia 31 de outubro, no Mamma Gema Trattoria, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).

 

Criado em 2004, o título de Enólogo do Ano é uma das distinções mais emblemáticas do setor, pois parte do reconhecimento dos próprios colegas de profissão. “A missão da ABE é valorizar e promover o enólogo por meio de atividades técnicas, cursos, eventos e muito conhecimento. O Enólogo do Ano é um momento de celebração dessa trajetória, quando a classe reconhece um de seus pares por sua dedicação e contribuição à enologia brasileira”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.

 

As etapas

A escolha do homenageado ocorre em três etapas. Na primeira, cada associado indica um nome que atenda aos critérios definidos — entre eles, ter formação em Enologia ou Viticultura, atuar há pelo menos cinco anos na atividade, exercer papel relevante no setor, demonstrar inovação tecnológica e ser associado da ABE há mais de três anos, com a Tesouraria em dia.

 

Na segunda fase, os três mais votados são pontuados com base na vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento entre os colegas. Na etapa final, que está em pleno andamento, um comitê formado pelos enólogos já homenageados reavalia os finalistas, atribuindo nova pontuação conforme carisma, experiência e desempenho.

 

O vencedor ganhará uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos, como forma de ampliar seu conhecimento e representar o enólogo brasileiro no exterior.

 

HOMENAGEADOS

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scortegagna

Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo

Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter

Enólogo do Ano 2023 – Vanessa Stefani

Enólogo do Ano 2024 – André Donatti

 

Voltar