Enólogo do Ano 2022 - Votação começa nesta terça

03 de Outubro de 2022

Associados da ABE têm até dia 14 para indicar nome em eleição pelo site

 

Desde 2004, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza o ‘Enólogo do Ano’, uma distinção que reconhece o profissional num processo de votação exclusivamente aberto aos associados da entidade. Este ano, será eleito o 19º homenageado. A indicação pode ser feita a partir desta terça-feira, 4 de outubro, através do site www.enologia.org.br. O prazo encerra dia 14 de outubro. O Enólogo do Ano 2022 será conhecido no dia 21 de outubro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, em jantar-festivo alusivo ao Dia do Enólogo comemorado em 22 de outubro, data em que a Associação estará completando 46 anos.

 

A escolha do Enólogo do Ano tem o objetivo de enaltecer a trajetória e atuação do profissional que durante sua vida soube conduzir o trabalho, não apenas qualificando o vinho, mas apostando ao mundo do vinho algo a mais. “Buscamos enaltecer a profissão do enólogo como um todo, divulgando e promovendo a atividade tão importante para a evolução do vinho brasileiro em todo o mundo”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. O Enólogo do Ano 2022 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.

 

A escolha acontece em três etapas. Na primeira, cada associado pode indicar um nome, seguindo critérios como ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter no mínimo cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, desempenhar suas funções com inovação tecnológica, ser associado da ABE no mínimo há 3 anos e estar em dia com a Tesouraria.

 

Na segunda etapa, os três mais votados na primeira, são pontuados pela vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Por fim, na terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados, avalia cada um dos nomes atribuindo a cada um uma nova pontuação. A decisão se completa, levando em conta aspectos como carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.

 

HOMENAGEADOS

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scortegagna

Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo

 

Voltar