Edegar Scortegagna é o Enólogo do Ano 2020

09 de Dezembro de 2020

Votação seguiu formato de anos anteriores com votação online e revelação surpresa substituiu o tradicional jantar de confraternização

 

No ano da ‘Safra das Safras’ seria impossível deixar passar em branco o Enólogo do Ano 2020, a maior distinção feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) a este profissional que transforma a uva em vinho. Era para ter sido em outubro, por ocasião do Dia do Enólogo, celebrado no dia 22 daquele mês. Mas em razão da pandemia, a tradicional festa de confraternização foi cancelada, mas não a homenagem, que apenas foi adiada. O Enólogo do Ano 2020 é Edegar Scortegagna, enólogo da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, de Flores da Cunha.

 

A votação, realizada de 9 a 20 de outubro, seguiu o formato de anos anteriores. Online, cada associado da ABE teve a oportunidade de indicar livremente um colega para receber a distinção. Escolha feita, era necessário divulgar e entregar o troféu. Ao invés de um jantar, que tradicionalmente reúne mais de 120 enólogos todos os anos, a ABE montou uma pequena comitiva que, sem avisar, chegou na Luiz Argenta na tarde desta terça-feira, 8 de dezembro. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, Edegar Scortegagna foi surpreendido pelos colegas. Emocionado, disse que é um orgulho participar da ABE e ser homenageado pelos próprios colegas de profissão.

 

Os presidentes Daniel Salvador (2019-2020) e André de Gasperin (2021-2022) conduziram a homenagem. “2020 foi diferente. Precisamos nos reinventar para fazer o longe virar perto. Nunca celebramos o Dia do Enólogo e o Enólogo do Ano sem estarmos todos reunidos em torno de uma mesa com vinhos e espumantes, brindes e abraços. Esta foi a forma que encontramos para simbolizar a vontade de todos manifestada pelo voto”, destaca Salvador.

 

Gasperin, em seu primeiro dia como presidente da ABE, parabenizou Scortegagna, enaltecendo sua trajetória. “Mérito se conquista, não se compra. E o Edegar é exemplo de dedicação, um profissional que muito bem representa toda nossa categoria”, salienta.

Voltar