DIRECTO DEL VIÑEDO VENDIMIA 2021 EN LATINOAMERICA - Enologia une países em live nesta quarta

13 de Julho de 2021

Enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai falam da última colheita da uva em encontro inédito e gratuito no Youtube

 

Pela primeira vez na história da vitivinicultura latino-americana, seis países produtores de vinhos se reúnem para falar sobre as características, os diferenciais e os desafios de cultivar uvas para elaborar grandes vinhos. Enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai têm encontro on-line marcado nesta quarta-feira, 14 de julho, através do canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube. O evento, aberto e gratuito, inicia às 19h no horário de Brasília (Argentina, Brasil e Uruguai), às 18h na Bolívia e às 17h, no Chile e no Peru. É o ‘Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica’.

 

São 12 profissionais, dois de cada país, mediados pelo enólogo uruguaio Fernando Pettenuzzo, coordenador do grupo G4. Um estúdio montado em Bento Gonçalves, cidade sede da ABE, reunirá o presidente, enólogo André Gasperin, e o conselheiro Juliano Perin. Os demais participarão direto de seus países. “Ver nascer um projeto tão transformador e significativo para ambos os seis países é como ver nascer um vinho. E que ele tenha vida longa para poder ser degustado por muito tempo por todos que apreciam este universo”, destaca Gasperin.

 

A inspiração para a iniciativa veio do ‘Direto do Vinhedo – Safra 2021’, realizado pela ABE também no formato on-line no dia 29 de abril. A entidade reuniu nove enólogos e agrônomos de diferentes regiões produtoras para falar do desempenho da colheita da uva. O resultado superou as expectativas e o projeto foi compartilhado com o G4, bloco criado em 2012 para trabalhar em torno de objetivos comuns, unindo as Associações Nacionais de Enólogos da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. De lá para cá, todos seguiram cumprindo agenda itinerante nos quatro países e agora com a promoção deste encontro o grupo resolveu convidar a Bolívia e o Peru, formando o G6 – Grupo de Enólogos de Latino-américa.

 

Pettenuzzo comenta que o evento poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no assunto. “Pela primeira vez na história, integrantes do setor vitivinícola latino-americano e amantes do vinho, terão a possibilidade de interagir com profissionais de seis países e conhecer em primeira mão informações de como se deu a vindima 2021. Um acontecimento sem precedentes, que marcará um ponto de partida na vitivinicultura latino-americana e na coordenação e cooperação entre os enólogos deste continente”, enfatiza o coordenador.

 

A proposta, além de fortalecer e promover a vitivinicultura latino-americana, também quer mostrar a diversidade e a qualidade da produção, especialmente em relação a investimentos nos vinhedos e como isso reflete diretamente na excelência dos vinhos. Se por um lado o encontro oportunizará a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dará subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio da Fermentis by Lesaffre, que desenvolve, produz e comercializa leveduras inovadoras enológicas, além do apoio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

SERVIÇO

O que? Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica

Quando? 14 de julho de 2021

 

Horários:

Argentina, Brasil e Uruguai – 19h

Bolívia e Peru – 18h

Chile – 17h

 

Onde? Canal da ABE no youtube

 

PARTICIPANTES:

ARGENTINA

ABEL FURLÁN – Presidente da Associação de Profissionais em Enologia e Alimentos da Argentina (Apeaa)

MIGUEL CODATTO - Diretor da Apeaa

 

BOLÍVIA

GERARDO AGUIRRE ULLOA – Presidente da Associação Nacional de Enólogos da Bolívia (ANEB)

FERNANDO GALARZA CASTELLANOS – Gerente da Associação Nacional de Indústrias Vitivinícolas (ANIV)

 

BRASIL

ANDRÉ GASPERIN - Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

JULIANO PERIN - Diretor e Conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

 

CHILE

ADRIANA CERÓN ARAYA – Presidente da Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos Enólogos de Chile

SERGIO HORMAZÁBAL – Criador do grupo colaborativo Maiporigen do Vale del Maipo

 

PERU

JOSÉ CARLOS FALCONÍ MOYANO – 1º Membro da Associação Peruana de Enólogos

ALAN WATKIN SEJURO – Presidente do Comitê Vitivinícola da Câmara de Comércio e Indústria de Ica

 

URUGUAI

RICARDO CABRERA – Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – Vinhos do Uruguai (Inavi)

EDUARDO BOIDO – Doutor em Enologia, professor da Escola de Vitivinicultura do Uruguai e diretor técnico da Bodega Bouza

 

Mediação: FERNANDO PETTENUZZO, enólogo uruguaio Coordenador do grupo G4

Voltar