Dia do Vinho Brasileiro 2020 - Primeira caixa de vinho vai percorrer mais de 1.000km

12 de Agosto de 2020

A vencedora da campanha vai poder degustar a diversidade do vinho brasileiro a partir desta semana

 

Os primeiros seis de 72 vinhos brasileiros que têm como destino a residência de Paola Nogueira, de Jundiaí, já foram despachados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e até o final da semana estarão com a sommelier. Entre 120 participantes de todo o Brasil, até do exterior, ela foi a grande vencedora da Campanha “Dia do Vinho Brasileiro: Muita história para contar”, e estará recebendo em sua casa durante um ano inteiro uma caixa por mês de rótulos de diversas regiões do país.

 

Nesta primeira caixa, Paola receberá rótulos de quatro regiões produtoras do Rio Grande do Sul (Vale dos Vinhedos, Campanha Meridional, Vinhos de Pinto Bandeira e Serra do Sudeste), além de São Roque, em São Paulo, e da Serra Catarinense. No próximo mês, outras regiões e, consequentemente, outras marcas serão contempladas, exibindo tipicidades, contrastes, terroirs e estilos diferentes. Tudo para mostrar na taça a qualidade do que é elaborado em 26 regiões produtoras de 10 estados brasileiros.

 

Para concorrer, Paola compartilhou em seu perfil no Instagram, sua história de amor com o vinho brasileiro, marcando @associacaobrasileiradeenologia e utilizando a #euamovinhobrasileiro. Seu depoimento, assim como os demais, mostra que o vinho brasileiro faz parte da vida das pessoas. “O consumidor brasileiro não tem preconceito. Ele gosta de novidades, de provar o novo e sabe que tem vinho para todos os gostos, momentos e bolsos. Todas as pessoas que visitam alguma vinícola aqui no Brasil, vivem experiências e provam dos vinhos e espumantes levando consigo uma excelente imagem. É preciso descobrir, provar e conhecer”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

 

Uma boa dica é organizar uma degustação às cegas, revelando os rótulos somente ao final. “É incrível como os vinhos brasileiros conquistaram seu espaço diante da explosão da qualidade nos últimos anos”, assegura Salvador. “Agora, Paola começa a dar a volta ao Brasil pelos vinhos. E assim como nós, enólogos do Brasil, que dedicamos cada dia, cada safra, para fazer o melhor vinho das nossas vidas, encontramos nela mais uma Amiga do Vinho Brasileiro para nos ajudar a mostrar a todos que vivem neste país, de Norte a Sul, que o nosso vinho tem tipicidade, é respeitado e reconhecido mundialmente e precisa ser valorizado pelos próprios brasileiros.

Uma live no canal Vinhos de Bicicleta, no youtube, com a participação da sommelier argentina Cecília Aldaz, apresentadora do programa ‘Um Brinde ao Vinho’ do Mais Globosat; do chef, empresário e apresentador francês Olivier Anquier e do sommelier brasileiro Rodrigo Ferraz, marcou o lançamento da ação. O encontro foi acompanhado por 3.164 pessoas. O vídeo já ultrapassou as 7,5 mil visualizações, do Brasil e do exterior.

 

Junto com a ABE, também participam da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.

 

VENCEDORES

Vinho por um ano inteiro (12 caixas = 72 garrafas)

1º - Paola Nogueira (Jundiaí – SP)

 

CAIXA 1 – Envio 12 de agosto de 2020

Valmarino Petit Verdot – Vinícola Valmarino – Vinhos de Pinto Bandeira (RS)

Quinta do Seival Castas Portuguesas – Seival/Miolo –Candiota - Campanha Meridional (RS)

Memorável Tinto - Vinícola Don Laurindo – Vale dos Vinhedos (RS)

Saint Tropez Moscatel – Vinícola Góes – São Roque (SP)

Thera Rosé – Vinícola Thera – Bom Retiro – Serra Catarinense (SC)

Pedregais Espumante Brut – Bodega Czarnobay – Encruzilhada do Sul – Serra do Sudeste (RS)

 

Ingresso para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020

2º - Mariella Miranda (Belo Horizonte – MG)

3º - Maria Barreiros - VinhocomMaria (Maceió – AL)

4º - Marcos Olívio Cisco (Barão – RS)

5º - Manoel Aguiar Maciel (Caxias do Sul – RS)

 

Foto: Adriane Biasoli (ABE)

Legenda: Vinhos foram despachados hoje pela ABE

Voltar