Cresce o número de amostras inscritas na Avaliação Nacional de Vinhos

11 de Julho de 2017

Neste ano serão degustadas 335 amostras de 59 empresas, superando os números das quatro últimas edições

 

As expectativas para a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017 são as melhores possíveis. Isso porque o principal evento do setor vitivinícola brasileiro recebeu inscrições de 335 amostras oriundas de 59 empresas, localizadas sem seis diferentes estados. São os números mais expressivos das últimas quatro edições. Agora a Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, se prepara para dar início à coleta dos vinhos diretamente nas vinícolas, trabalho executado por enólogos associados à entidade e profissionais da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica.

 

O presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, acredita que as amostras irão atestar a qualidade da safra 2017, que teve bom desempenho em diversas regiões produtoras. “Ao que tudo indica, as uvas colhidas neste ano darão origem a vinhos e espumantes de excelência”, destaca. “Anualmente, a Avaliação indica as amostras mais representativas da safra e, de certo modo, orienta as vinícolas sobre suas prováveis apostas para o mercado”, acrescenta Scortegagna.

 

Após a etapa de coleta, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, cerca de 120 enólogos participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Eles avaliarão cada amostra às cegas, ou seja, sem saber a qual empresa pertencem os exemplares. O resultado deste minucioso trabalho será anunciado no dia 23 de setembro, quando 850 apreciadores estarão reunidos no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para conhecer a relação dos 30% mais representativos e degustar na taça uma seleção de 16 amostras.

 

Em 24 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos já apreciou 5.522 amostras e reuniu 15.467 degustadores. O evento é reconhecido por sua proximidade com a cadeia produtiva da uva e do vinho, contribuindo para que a produção do vinho brasileiro evolua em qualidade, tecnologia e reconhecimento.

 

Fotos: Jeferson Soldi

Voltar