Canadá apresenta alto potencial de importação de vinhos produzidos no Brasil

19 de Julho de 2020

Estudo de Comex realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) aponta que as vendas de vinho representam 18% do mercado canadense de bebidas alcoólicas e cresceram 3% em 2019

 

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), organização sem fins lucrativos que visa estimular, apoiar e expandir as relações de comércio e investimentos entre empresas brasileiras e canadenses, produziu um estudo de comércio exterior que traz uma análise do mercado de bebidas alcoólicas e o potencial de exportação de produtos brasileiros para o Canadá.  A categoria de vinhos foi a que mais chamou a atenção da entidade por representar cerca de 18% do mercado de bebidas alcoólicas canadense, segmento que cresceu quase 3% no último ano. As importações dos produtos apresentados totalizaram US$ 1,8 bilhão em 2019.

Segundo o levantamento, o vinho teve o maior crescimento de consumo no mercado canadense quando comparado à cerveja e bebidas destiladas. "Os canadenses consomem vinhos do mundo inteiro e sempre estão abertos a novidades. O Brasil tem muito para mostrar, pois há produtos de qualidade e com características especiais em diferentes regiões do País”, afirma Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais da CCBC. “Temos, ainda, os espumantes brasileiros que estão ganhando prêmios no mundo todo”, completa.

De acordo com Castro Reis, apesar da pandemia, este é o momento de os produtores brasileiros se movimentarem em relação à exportação, já que o envio de qualquer bebida alcoólica para Canadá tem uma série de exigências a serem seguidas e os registros necessários demoram cerca de três meses para ficarem prontos. Então o ideal, segundo ele, é começar as negociações o quanto antes. “A CCBC apoia todo o processo de registro nos órgãos responsáveis e, também, na parte comercial, identificando e abordando potenciais clientes. Também auxiliamos na promoção dos produtos lá, por meio de comunicação, eventos de degustação e uso nos próprios eventos que fazemos”, explica o diretor.

 

Segundo a CCBC, a previsão de crescimento das importações de vinhos pelo Canadá até 2023 é de quase 2% nas taxas constantes, atingindo mais de 650 milhões de litros. “E é importante que os produtores brasileiros aproveitem essa oportunidade”, finaliza Castro Reis.

 

Mais informações: www.ccbc.org.br
 

Voltar