Brindes de persistência

16 de Abril de 2020

ABE homenageia enólogos brasileiros com vídeo que reflete o momento vivido

 

As vinícolas brasileiras certamente nunca viveram um momento como este, em que o isolamento social é uma condição para o enfrentamento de um vírus que tomou conta do mundo. Ao mesmo tempo, nunca na história da vitivinicultura brasileira, se celebrou uma safra com tamanha qualidade. Para os enólogos do Brasil, um sonho realizado. Por acreditar que todos que são afastados sempre se reencontram, é que a Associação Brasileira de Enologia (ABE), com a participação de seus diretores, fez um vídeo que é uma verdadeira reflexão a ser feita por cada um, dentro e fora da taça, e que traz como tema central a persistência.

 

O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, explica que a ideia foi encorajar as pessoas a manter a fé, a esperança e a serem persistentes. Segundo ele, são três atributos que os vinhateiros e enólogos do Brasil aprenderam safra após safra, quando todos diziam que a vitivinicultura brasileira seria uma perda de tempo, um investimento sem volta. “Associamos estes dois aspectos – a brilhante colheita e o momento crítico – para incentivar o resgate social e econômico do vinho nacional a quem puder e preferir. E que todos possam brindar a vida”, ressalta.

 

Além de Daniel Salvador, também participaram do vídeo com suas próprias gravações os enólogos diretores Antonio Czarnobay, Daiane Badalotti, André Gasperin, Bruna Cristófoli, Edegar Scortegagna, André Larentis, Dirceu Scottá, Bruno Motter, Carlos Abarzúa e Felipe Bebber.De forma simples, mas com um texto potente, o roteiro foi desenvolvido pelo jornalista Janquiel Mesturini, da Conceitocom Brasil.

 

Texto do vídeo

Na história do homem, tragédia e graça se sucederam muitas vezes.

E a esperança reside na certeza de que, sempre, sempre, há sol após cada tempestade.

E que todos que são afastados se reencontram.

 

Persista, para além do possível.

Nós persistimos, por décadas

Para elaborar grandes vinhos e espumantes.

Quando o clima não ajuda, nós persistimos.

E quando ele ajuda, nós nos deliciamos.

E isso mostra que após cada tempestade, o sol volta a brilhar.

E cada desafio encarado com persistência cria um vinhedo mais forte.

Nós somos os enólogos do Brasil.

Nós somos persistentes.

Agora, seja você também.

Porque amanhã, o sol voltará a brilhar.

E nós voltaremos a brindar, bem de perto.

 

Em 2020, vivemos a melhor safra de uvas da história do Brasil.

Quando nos reencontrarmos, para brindar bem de perto, teremos a certeza de que o nosso maior legado é a persistência e o amor por tudo aquilo que a natureza e a ação do homem são capazes de proporcionar.

 

Uma homenagem dos enólogos do Brasil a todos aqueles que trabalham, empreendem, salvam vidas e nunca perdem a esperança.

Voltar