Brasil traz 12 medalhas do Concours Mondial de Bruxelles

29 de Julho de 2022

Evento é realizado em quatro sessões na Espanha, Itália, Portugal e Sicília

 

O Brasil segue arrematando prêmios mundo afora. Desta vez as distinções vêm do Concours Mondial de Bruxelles, sendo cinco Medalhas de Ouro e sete de Prata. O concurso é organizado em quatro sessões separadas, cada uma avaliando um tipo de vinho seguindo normas internacionais. Nesta edição, já foram realizadas as sessões da Espanha, de 11 a 13 de março; da Itália, de 19 a 21 de maio e a de Portugal, de 1º a 3 de julho, restando apenas a da Sicília, que será dia 15 de outubro.

 

Especialistas em cada categoria são selecionados e convidados a participar, conforme seus conhecimentos e habilidades em torno da respectiva sessão. O vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, representou o Brasil na sessão de Vinho Branco e Tinto, realizada de 19 a 21 de maio na cidade de Cosenza, região da Calábria, na Itália. Segundo Morari, o concurso impressionou por ser gigante em diversos aspectos. “Foram mais de 7.300 amostras de 40 países e o número de degustadores passou de 300. Para poder acomodar todo mundo no mesmo espaço, as degustações aconteceram em um ginásio. Já o serviço do vinho foi feito por estudantes do curso de sommelier da cidade numa mega operação super organizada e profissional”, destaca.

 

O sistema de pontuação das amostras foi totalmente informatizado, sendo que os jurados tinham obrigatoriamente que descrever os vinhos e não somente pontuar. Foram três dias de degustações, com mais de 40 amostras em cada um, sendo as mesmas divididas entre países e regiões produtoras de todo o mundo. “Ao final da sessão de degustação do dia, cada degustador recebia um relatório com suas notas, podendo comparar com a média e mediana de sua mesa. Na minha mesa de degustação estavam presentes representantes de Brasil, Bélgica, Portugal, Israel e Itália, sendo o presidente de mesa um italiano”, complementa.

 

Morari também participou de uma programação paralela intensa e culturalmente rica, que mostrou a diversidade da região da Calábria, bem como sua gastronomia, vinhos, azeites e outros produtos. Através de visitas, degustações e palestras ele conheceu um pouco da história e dos produtos típicos de uma das primeiras regiões produtoras de vinhos do mundo. “Para mim foi uma experiência profissional marcante e enriquecedora, por estar representando os enólogos brasileiros em um Concurso de tamanha grandeza e, sobretudo, por poder falar das características de nossos vinhos e terroirs para jornalistas, sommeliers, enólogos e produtores de vinhos de vários países que também estavam participando como jurados”, conclui.

 

Na Espanha, as degustações de Vinho Rosé ocorreram de 11 a 13 de março na cidade de Valladolid. Já os Vinhos Espumantes foram avaliados em Anadia, Portugal, entre o sdias 1º e 3 de julho. A próxima sessão será em Marsala, Sicília, com a avaliação dos Vinhos Doces e Fortificados.

 

PREMIAÇÕES


Medalha de Ouro

Aurora Procedências Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Aurora

Castellamare Espumante Brut Champenoise – Cooperativa Vinícola São João

Gran Legado Espumante Brut – Maison Forestier Vinhos e Espumantes

Ponto Nero Cult Espumante Brut – Ponto Nero Ind. de Bebidas

Ponto Nero Cult Espumante Brut Rosé – Ponto Nero Ind. de Bebidas

 

Medalha de Prata

Aliança Chardonnay 2021- Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança

Castellamare Espumante Brut 2021 Cooperativa Vinícola São João

Nova Morada Espumante Brut Champenoise – Vinícola Campestre

Salton Ouro Espumante Brut – Vinícola Salton

Zanotto Espumante Brut - Vinícola Campestre

Zanotto Espumante Moscatel – Vinícola Campestre

Zanotto Merlot 2019 – Vinícola Campestre

 

Voltar