Brasil ganha seis prêmios e é homenageado no Uruguai

29 de Outubro de 2025

Diretores da ABE representaram o país no júri técnico e receberam distinções durante o Concurso Internacional Tannat al Mundo 2025, em Punta del Este

 

O Brasil não apenas marcou presença na 9ª edição do Concurso Internacional Tannat al Mundo – Terruño de Oro, realizada de 13 a 17 de outubro, no Hotel Enjoy, em Punta del Este, Uruguai, como também ampliou suas premiações, além de receber uma homenagem especial. Os diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa e Dirceu Scottá, voltaram para casa com cinco Medalhas de Ouro e uma Gran Ouro. O evento, promovido pela Associação de Enólogos do Uruguai, com apoio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INAVI), reuniu representantes de oito países e celebrou os 20 anos da primeira edição do concurso, criado para valorizar a casta símbolo do Uruguai e reconhecer sua expressão em diferentes terroirs do mundo.

 

Scottá e Abarzúa, que representaram o Brasil no júri formado exclusivamente por enólogos, foram homenageados durante o evento em reconhecimento à contribuição e presença constante nas edições anteriores do concurso, fortalecendo a integração entre Brasil e Uruguai no cenário vitivinícola sul-americano. “O Tannat al Mundo é um concurso extremamente profissional, conduzido dentro das regras da OIV e com um sistema totalmente informatizado. Foi realizado em um espaço fantástico, de frente para o mar, com uma estrutura impecável. Todos os vinhos premiados foram novamente degustados para a definição da Gran Ouro, um processo meticuloso que demonstra o nível de seriedade do evento”, ressalta Dirceu Scottá. Já Abarzúa destaca, ainda, a expressiva presença de jornalistas e autoridades prestigiando a entrega dos prêmios.

 

Nesta edição, o Concurso Tannat al Mundo avaliou 164 amostras de vinhos Tannat provenientes de Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Peru, México e França, reafirmando a relevância internacional da variedade e sua crescente qualidade em diferentes regiões produtoras.

 

Para a ABE, a presença de profissionais brasileiros em eventos dessa magnitude reforça o papel técnico e institucional da entidade na promoção do vinho brasileiro além-fronteiras, consolidando o intercâmbio entre enólogos e o reconhecimento internacional da produção nacional.

 

PREMIAÇÕES

Medalha Gran Ouro

Miolo Vinhas Velhas 2022 - Miolo Wine Group

 

Medalha de Ouro

Guatambu Lendas do Pampa Tannat 2024 - Vinícola Guatambu            

Guatambu Rastros Do Pampa Tannat 2024 - Vinícola Guatambu            

Nova Aliança Cerro Da Cruz Tannat Licoroso 2020 – Nova Vinhos e Espumantes

Quinta Don Bonifacio Tannat 2020 -  Quinta Don Bonifácio

Velho Amâncio Tannat 2023 - Vinícola Velho Amâncio   

Voltar