Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
07 de Agosto de 2026
Maior degustação de vinhos de uma safra do mundo convida apreciadores de todo o país para degustar as 16 amostras que representam a Safra 2026
É apreciador de vinhos? Então já pode se preparar para garantir seu espaço na 34ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2026. Ao contrário do que muitos imaginam, o grande momento do vinho brasileiro é aberto a qualquer pessoa que aprecia vinho. Não é preciso ser enólogo, sommelier ou profissional do setor para participar. No dia 11 de agosto, às 9h, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) abre a venda dos 800 ingressos para o evento, que será realizado em 17 de outubro, em Bento Gonçalves. A procura costuma ser intensa e, tradicionalmente, os ingressos se esgotam rapidamente. As vendas serão realizadas exclusivamente pelo site www.enologia.org.br.
Muito além de garantir um lugar no evento, quem conquista um ingresso passa a integrar o maior encontro do vinho brasileiro. Durante algumas horas, participantes vindos de diferentes regiões do Brasil e do exterior vivem a mesma experiência: degustar, ao mesmo tempo, as 16 amostras representativas da Safra 2026. Única no mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos vai muito além de uma degustação. É um momento de celebração, encontro e pertencimento, reunindo todos aqueles que fazem parte da história do vinho brasileiro e os apaixonados que acompanham sua evolução safra após safra.
Para o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli, a Avaliação Nacional de Vinhos é um dos poucos momentos em que toda a cadeia da vitivinicultura brasileira se encontra para celebrar uma nova safra. "É um evento construído com muito rigor técnico, mas pensado para ser compartilhado com quem ama o vinho brasileiro. Depois de todo o trabalho de seleção das amostras, chega o momento de dividir esse resultado com o público. É emocionante ver as pessoas degustando juntas, na mesma hora, os vinhos que representam a Safra 2026. Quem participa da Avaliação leva para casa muito mais do que a lembrança de uma degustação; leva a experiência de fazer parte da história do vinho brasileiro”.
Por trás da experiência vivida pelo público, uma grande estrutura é mobilizada para que tudo aconteça com precisão. Entre organização, recepção, credenciamento, serviço do vinho, comentaristas, equipe técnica, imprensa, som, luz e apoio operacional, mais de 1.000 pessoas participam da 34ª Avaliação Nacional de Vinhos.
Os ingressos custam R$ 650 para associados da ABE e R$ 750 para o público em geral. Além de degustar as 16 amostras representativas da Safra 2026, assistir a entrega do Troféu Vitis e viver esta experiência única, o ingresso também inclui o coquetel regado a vinhos e espumantes brasileiros. A marcação de lugares estará disponível no dia 8 de outubro. O participante deverá acessar o painel do inscrito com seu login e senha, e fazer a marcação.
O QUE INCLUI?
- Degustação de 16 amostras das seguintes categorias: 2 Amostras de Base para Espumante, 2 Amostras de Brancos Finos Secos Não Aromáticos, 2 Amostras de Branco Fino Seco Aromático, 1 Amostra Rosé Fino Seco, 2 Amostra de Tinto Fino Seco Jovem e 7 amostras de Tintos Finos Secos.
- Kit contendo sacola com uma taça de vinho de cristal personalizada, Fichas de Degustação e um exemplar da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia 2026,
- Certificado de participação poderá ser acessado online
- Coquetel de encerramento (das 21h à 00h)
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
16h – Credenciamento (Retirada de Credencial e do kit para degustação)
17h – Início do evento
17h25min - Degustação / Comentários
18h40min - Intervalo
18h50min - Degustação / Comentários
21h – Coquetel de Encerramento
00h – Encerramento