Avaliação Nacional de Vinhos - Segunda começa a jornada das 16 amostras até a casa dos apreciadores

22 de Outubro de 2020

Participantes poderão rastrear o caminho do kit pelo painel do inscrito no site da ABE

 

As 16 amostras representativas da Safra 2020 vão rodar o Brasil a partir da próxima segunda-feira, 26 de outubro, para chegar às casas das 700 pessoas que adquiriram os kits da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020. Aliás, vão cruzar fronteiras e chegar até no Uruguai. São 700 caixas com 16 garrafas baby (187 ml), duas taças personalizadas, fichas de degustação, guia informativo e uma garrafa baby Chandon para brindar a ‘Safra das Safras’. O encontro virtual está marcado para o dia 7 de novembro, a partir das 17h, pelo Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE), além do Facebook e Instagram. Até lá, todos os kits deverão ter chegado ao seu destino.

 

Enquanto isso, como acontece todos os anos, um mutirão de enólogos, colaboradores e amigos do vinho brasileiro se reúnem quase todos os dias na sede da ABE após o expediente para montar caixas, separar e encaixar taças e conferir materiais. Nestes últimos dias que antecedem o envio das amostras, será a vez de colocar as garrafas nas caixas. Para garantir que elas cheguem intactas até a casa dos apreciadores, a ABE montou uma caixa personalizada com proteção de isopor isolando uma da outra, além de espaços para o restante dos materiais.

 

Este ano, o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, com ajuda de seu vice, André De Gasperin, ao lado de outros enólogos, cuidaram pessoalmente do recolhimento das amostras em cada uma das 16 vinícolas. Um trabalho de envase e rotulagem numa linha de produção supervisionada, adaptado e montado em cada uma das 16 vinicolas. “Estamos envasando muito mais do que vinho. Estas mais de 11 mil garrafas estão cheias de amor, orgulho, história e, claro, vinho, vinho de qualidade, vinho brasileiro. Nossa emoção não tem tamanho. Esperamos que em cada gole que as pessoas degustarem em casa estejam celebrando conosco a ‘Safra das Safras’ e o momento vivido pelo vinho brasileiro. E que este brinde sem fronteiras se perpetue a cada nova safra”, declara o presidente.

 

“O público está ansioso para receber o kit em casa e a gente tá cuidando de cada detalhe para que tudo dê certo”, afirma Salvador. Todo participante poderá acessar o portal do inscrito pelo https://www.conferencebr.com/mypanel/284/BR/ e rastrear o caminho percorrido pelo seu kit. A ABE recomenda que todos os participantes fiquem atentos ao folder e sigam as instruções segundo o passo a passo.

 

A dica para aqueles que não conseguiram adquirir o kit é reservar a data e o sofá para assistir no aconchego do lar a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Para acompanhar, o ideal é abrir um vinho brasileiro. Afinal, este é o grande momento da vitivinicultura nacional, quando será conhecida a representatividade da ‘Safra das Safras’. Confrarias, amigos, colegas de trabalho, enfim, todos que compartilham do gosto pelo vinho estão se organizando para acompanhar o evento. Até vinícolas estão se preparando para instalar telões e transmitir o evento, oferecendo mais uma experiência única aos seus clientes.

 

COMENTARISTAS CONFIRMADOS

  1. Alexandre Lalas – Jornalista – Brasil (on-line)
  2. Antônio Calloni – Ator e enófilo – Brasil (on-line)
  3. Bob Júnior – Sommelier – Brasil
  4. Cecília Aldaz – Sommelier - Argentina
  5. Daniel Scola – Jornalista - Brasil
  6. Eugênio Lira – Enólogo - Chile
  7. Fernando Córdova – Enólogo - Chile
  8. François Hautekeur - Enólogo - França
  9. Leandro Santini – Enólogo do Ano 2019
  10. Regina Vanderlinde – Presidente da OIV - Brasil
  11. Rodrigo Ferraz – Sommelier – Brasil
  12. Victor Sorrentino – Médico – Brasil


 

Voltar