Avaliação Nacional de Vinhos em fase de coleta

25 de Julho de 2017

Até o dia 31 deste mês, equipes visitarão 59 empresas localizadas em seis estados brasileiros


Faltam pouco mais de 60 dias para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, mas a movimentação nos bastidores já é intensa. Em plena fase de coleta das amostras, realizada por diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, e profissionais da Embrapa Uva e Vinho, coordenadora técnica da Avaliação, as equipes percorrerão seis estados brasileiros para recolher os 332 vinhos inscritos por 59 empresas. A coleta ocorre de 17 a 31 de julho.

 

Na etapa de coleta, os profissionais recolhem nove garrafas de cada amostra inscrita, sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante. Para garantir o cumprimento do regulamento, as equipes coletam os materiais diretamente nas vinícolas. “Alguns materiais já estão engarrafados, mas outros ainda armazenados em tanques ou lotes de barricas. Portanto, o fato de a Avaliação Nacional de Vinhos não receber apenas produtos prontos para o mercado tornam o evento singular, destacando os tesouros das vinícolas”, comenta o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

 

O chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, ressalta que o processo de coleta feito em barricas e tanques obtém a máxima pureza dos vinhos, com estreita correlação com a matéria-prima. “Diferente de concursos que avaliam produtos finalizados, na Avaliação os enólogos têm a oportunidade de conhecer vinhos que ainda estão sendo elaborados. Temos observado que cada vez mais o processo tecnológico tem atenuado possíveis efeitos negativos das safras” ressalta. “As amostras são catalogadas e armazenadas em local adequado até o momento da análise sensorial. Sempre há uma grande expectativa, pois variedades diferentes se destacam a cada ano. É sempre um momento de curiosidade”, completa Zanus.

 

No mês de agosto, cerca de 120 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção, etapa na qual serão eleitos 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2017. Esse resultado será conhecido no dia 23 de setembro, quando cerca de 850 apreciadores estarão reunidos no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Na ocasião, os participantes ainda irão degustar 16 amostras dessa criteriosa seleção. As inscrições para participar do grande momento do vinho brasileiro poderão ser feitas pelo site www.enologia.org.br a partir das 8h30min do dia 29 de agosto.

 

Assessoria de imprensa

www.conceitocom.com.br
Conceitocom Brasil

Voltar