Avaliação Nacional de Vinhos - Edição 2021 seguirá em formato digital

16 de Junho de 2021

Maior degustação de vinhos de uma safra do mundo está confirmada para 6 de novembro

 

Realizar a Avaliação Nacional de Vinhos no ano da ‘Safra das Safras’, em meio à pandemia do Coronavírus, desafiou a Associação Brasileira de Enologia (ABE) a se reinventar, apostando em um formato inédito para o evento. A adoção dos kits com envio para todo o Brasil, até ao exterior, não apenas permitiu a realização do evento, como também ampliou a participação, chegando à casa de apreciadores de 24 estados brasileiros, que puderam degustar a representatividade da Safra 2020, acompanhando pelo Youtube em tempo real a experiência. Com grande aceitação, o modelo será mantido para este ano, confirmando o dia 6 de novembro para o grande momento do vinho brasileiro.

 

Com esta mudança de setembro para novembro, a ABE espera que mais vinícolas participem inscrevendo suas amostras, ampliando este mapa da radiografia do setor. “Agora vinícolas de outras regiões, como Minas Gerais, por exemplo, que colhem mais tarde, podem participar inscrevendo suas amostras. Apostamos numa ideia desafiadora e aprendemos muito com isso. Não abrimos mão do rigor técnico da Avaliação, mas percebemos que podemos levar o vinho brasileiro muito além”, reforça o presidente da entidade, enólogo André Gasperin. A abertura das inscrições das amostras será dia 27 de julho com término em 18 de agosto. Já o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits com as 16 garrafas de 187 ml, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br.

 

Gasperin destaca que todas as etapas técnicas não mudam, seguindo o mesmo protocolo, sigilo e profissionalismo das edições anteriores. A primeira delas é a fase das inscrições das amostras pelas vinícolas (abaixo cronograma). A expectativa da ABE é superar as 395 amostras inscritas por 56 vinícolas em 2020. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.

 

No ano passado, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram do evento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho, 130 litros cada amostra. Com transmissão ao vivo aberta e gratuita para o mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos pode ser acompanhada por milhares de apreciadores, que mesmo sem ter tido a oportunidade de adquirir o kit, porque era limitado e a venda esgotou em menos de 2 horas, abriram seu vinho brasileiro de preferência e viveram a experiência no sofá de casa.

 

CRONOGRAMA 29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

 

ATIVIDADES

PERÍODO

Inscrições das amostras

27 de julho a 18 de agosto

Coleta das Amostras

24 de agosto a 4 de setembro

Degustação de Seleção

9 a 16 de setembro

Abertura das inscrições para o público

28 de setembro

Envio dos kits

A partir de 20 de outubro

Evento - Transmissão

6 de novembro

 

Voltar