Avaliação Nacional de Vinhos - Definidos os 16 comentaristas

02 de Novembro de 2020

Enólogos, sommeliers, jornalistas, médico, chef, turismóloga, ator e enófilo compõem o grupo convidado pela ABE para promover o vinho brasileiro da ‘Safra das Safras’

 

A uma semana do grande dia do vinho brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) anuncia o painel de comentaristas que vai participar da 28ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 no dia 7 de novembro, a partir das 17h. Pela primeira vez na história, o evento será on-line em razão da pandemia, com transmissão ao vivo pelo Youtube, Instagram e Facebook. Os 16 comentaristas, 11 presenciais e cinco que participarão diretamente de suas casas, são profissionais de diversas áreas, mas que têm em comum o gosto pelo vinho. Alexandre Lalas, Antônio Calloni, Bob Júnior, Cecília Aldaz, Daniel Scola, Eugênio Lira, Fernando Pettenuzzo, François Hautekeur, Galvão Bueno, Guilherme Pasin, Ivane Fávero, Leandro Bianchi Santini, Murillo de Albuquerque Regina, Rodrigo Bellora, Rodrigo Ferraz e Victor Sorrentino são os nomes confirmados para esta edição.

 

“A avaliação técnica coube aos enólogos durante o mês de setembro. Agora é a vez de compartilhar com o público a representatividade da safra em um grande espetáculo. E nada melhor do que dividir este momento com um painel de comentaristas diversificado, assim como é a produção de vinhos nacionais, assim como é o nosso país. Somos multiplicadores dessa cultura que une pessoas de diferentes estilos e profissões”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador. Mais de 400 nomes já passaram por esta experiência, entre eles grandes conhecedores do mundo do vinho, assim como embaixadores do vinho brasileiro. “O Brasil é muito grande para limitar este universo tão incrível. Claro que não teremos a emoção do presencial, mas por outro lado estamos levando o vinho brasileiro para a casa das pessoas”, celebra o presidente. São 700 kits que estão distribuídos em 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e do Uruguai e Chile.

 

Com este formato, levando em consideração que cada kit pode ser degustado por até três pessoas, a Avaliação Nacional de Vinhos estará rompendo a barreira dos mil apreciadores, podendo chegar a mais de 2 mil pessoas. Isso sem contar aqueles que poderão assistir a transmissão ao vivo pelo canal da ABE no Youtube - @associacaobrasileiradeenologia – degustando um vinho de sua preferência. Considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a Avaliação segue inovando, adaptando-se ao mercado. Além de acontecer no digital, esta edição também traz novidades como a criação da categoria de vinhos rosés, o grupo de tintos de corte e a possibilidade de pequenos produtores inscreverem suas amostras. Tudo isso espelha as tendências vividas no mercado e como a ABE acompanha os movimentos do setor.

 

O kit

Cada kit contém 16 garrafas baby (187 ml), todas numeradas de 1 a 16 para que os apreciadores possam degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Todo material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

 

Links da transmissão ao vivo – Dia 7 de novembro, às 17h

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg

Instagram – https://www.instagram.com/associacaobrasileiradeenologia/

Facebook - https://www.facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEnologia

 

Uma edição histórica

A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da Covid-19. A emoção do encontro será substituída por um espetáculo que poderá ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde.

 

PAINEL DE COMENTARISTAS

Alexandre Lalas – Jornalista – Brasil*

Antônio Calloni – Ator – Brasil*

Bob Júnior – Sommelier – Brasil

Cecília Aldaz – Sommelier – Argentina

Daniel Scola – Jornalista – Brasil

Eugênio Lira – Enólogo – Chile

Fernando Pettenuzzo – Enólogo – Uruguai*

François Hautekeur – Enólogo – França*

Galvão Bueno – Apresentador e produtor de vinhos – Brasil*

Guilherme Pasin – Prefeito de Bento Gonçalves – Brasil

Ivane Fávero – Especialista em Enoturismo – Brasil

Leandro Bianchi Santini – Enólogo – Brasil

Murillo de Albuquerque Regina – Dr. Em Enologia e Viticultura – Brasil

Rodrigo Bellora – Chef – Brasil

Rodrigo Ferraz – Sommelier – Brasil

Victor Sorrentino – Médico – Brasil

 

* Comentaristas que participarão on-line


 

Voltar