Avaliação Nacional de Vinhos - Coletando amostras nas 53 vinícolas

27 de Agosto de 2021

Enólogos da ABE percorrem estados brasileiros para recolher amostras direto dos tanques e barricas em cada empresa

 

Direto da fonte. É justamente assim que as 406 amostras da Safra 2021, inscritas por 53 vinícolas brasileiras, estão sendo recolhidas, seja em tanques de aço inox, seja em barricas, ou no próprio estoque em caso de já estarem engarrafadas. São vinhos ainda em processo de elaboração, que expressam a representatividade desta safra. Este minucioso trabalho é realizado por um grupo de 13 enólogos que, atenderam ao convite da Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora da Avaliação Nacional de Vinhos. Tem amostra que percorrerá mais de 3 mil quilômetros até chegar em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde acontece o tradicional evento.

 

O caminho de cada técnico segue o mesmo padrão, conforme agendamento feito pela ABE. Cada enólogo chega na vinícola para coletar seis garrafas sem rótulo por amostra (garrafa verde de 750 ml), apenas com um código. Elas são vedadas com rolha no local e acondicionadas em caixas de papelão da ABE, próprias para o transporte. A identificação é feita conforme ficha de inscrição. A empresa deve disponibilizar os vasilhames limpos e vazios, além das rolhas, da Nota Fiscal para o transporte e de pessoas para auxiliar, caso seja necessário.

 

Depois da ‘Safra das Safras’ em 2020, existe uma grande expectativa em relação à Safra 2021, marcada pela quantidade, mas também qualidade. “O vinho brasileiro vive seu melhor momento histórico. Atingimos um nível de qualidade que despertou o interesse dos consumidores, que hoje percebem e reconhecem a evolução da nossa produção”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. “Por isso, este trabalho de coleta é de extrema importância e rigor”.

 

O resultado será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.

 

Fotos: Jeferson Soldi

Voltar