Avaliação Nacional de Vinhos - Amostras coletadas, inicia separação por categoria

06 de Setembro de 2022

Associação Brasileira de Enologia contou com o envolvimento de 16 profissionais que percorreram cinco estados em visitas a 69 vinícolas

 

Durante 12 dias – de 22 de agosto a 2 de setembro -, 16 profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho, especialmente enólogos, percorreram diferentes itinerários para coletar, diretamente dos tanques de aço inox ou de barricas de carvalho, as 524 amostras inscritas por 69 vinícolas na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022. Elas vêm dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, chegando a percorrer até 2.685 km até chegar em Bento Gonçalves, sede da Associação Brasileira de Enologia (ABE), onde é realizada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

 

A coleta é sistemática, segue um padrão único em todas as vinícolas, com rígido controle em todo o processo. São coletadas seis garrafas de cada amostra, preferencialmente bordalesas na cor verde (750 ml), sem rótulo, que são identificadas apenas por um código correspondente ao número da Ficha de Inscrição. Todo procedimento é acompanhado por um funcionário da vinícola. As garrafas são colocadas em uma caixa de papelão fornecida pela ABE.

 

A rota da coleta compreendeu oito regiões produtoras brasileiras, sendo elas: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra. Esta é a primeira vez na história do evento que são inscritas mais de 500 amostras. Numa edição histórica, a representatividade brinda a retomada do evento presencial no dia 5 de novembro, a manutenção dos kits e da transmissão simultânea, a mudança do regulamento acompanhando a expansão produtiva no país e o lançamento do Livro ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’. O evento será presenciado por 600 apreciadores de diversas partes do país, além de centenas que degustarão as amostras em casa, acompanhando a Avaliação pelo youtube. Em menos de um dia, foram vendidos 600 ingressos presenciais e 250 kits que podem ser utilizados por três pessoas cada, ou seja, soando mais 750 apreciadores.

 

O grande momento da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022 será no dia 5 de novembro, com início às 17h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Além de conhecer os 30% mais representativos da Safra 2022, o público também poderá degustar as 16 amostras selecionadas entre este seleto grupo. Tudo poderá ser acompanhado pelo Canal da Associação Brasileira de Enologia, no Youtube. A partir das 21h, o evento segue somente em formato presencial com coquetel festivo até às 24h.

 

 

CRONOGRAMA 30ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2022

 

ATIVIDADES

PERÍODO

Inscrições das amostras

11 de julho a 19 de agosto

Coleta das Amostras

22 de agosto a 2 de setembro

Degustação de Seleção

13 a 16 de setembro

Venda de ingressos e dos kits para o público

1º de setembro, a partir das 9h

Envio dos kits

A partir de 18 de outubro

Evento – Presencial

5 de novembro, das 17h às 24h

Evento – Transmissão ao Vivo

5 de novembro, das 17h às 21h

 

Voltar