Avaliação Nacional de Vinhos: 14 dos 16 comentaristas já estão confirmados

30 de Agosto de 2019

16º integrante será sorteado entre o público no dia 28 de setembro

 

Enólogos, jornalistas, blogueiros, sommeliers, médico, consultor internacional de vinhos e a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) formam o painel de comentaristas da 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019. Quatorze de 15 convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) já estão confirmados. O 16º comentarista será conhecido somente no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, mediante sorteio entre o público participante.

 

São 16 comentaristas porque são 16 amostras degustadas ao mesmo tempo e às cegas por cerca de mil apreciadores de vinhos de todo o Brasil, inclusive do exterior. Cada amostra é comentada por um dos membros da mesa principal, que compartilha com o grande público suas impressões acerca do vinho. A rotina se repete há 27 anos. E assim a Avaliação se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Não existe outro evento do gênero em qualquer parte do planeta.

 

A maior e mais importante instituição internacional do mundo do vinho, a OIV, estará representada pela presidente Regina Vanderlinde, enóloga brasileira que desde 2018 está à frente da organização, posição conquistada pela representatividade do Brasil no setor. Junto com ela, o enólogo espanhol Jaume Gramona, especialista em cavas; o professor italiano Vincenzo Gerbi e o Master Sommelier americano Evan Goldstein, compõem o painel.

 

Ao promover a Avaliação Nacional de Vinhos, a ABE cumpre seu papel de promover o vinho brasileiro, missão que é compartilhada com esse painel de comentaristas. Por isso, a entidade mescla profissionais de diversas áreas, mas que têm em comum o gosto pelo vinho. “Formamos um grupo diversificado com o propósito de levar a cultura do vinho para o maior número de pessoas possível. Mostramos ao mundo a evolução da produção nacional, compartilhando aromas, sabores e a emoção que somente o vinho proporciona. A Avaliação está além de qualquer marca, carregando consigo a técnica e a sensibilidade de cada enólogo na arte de elaborar vinhos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

 

Degustação de Seleção em andamento

As 16 amostras são selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2019, ou seja, das 338 amostras inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras do Brasil, as 102 com maiores pontuações são classificadas e entre elas são selecionadas apenas 16 para o grande momento do vinho brasileiro. Este processo de avaliação está em pleno andamento e chama-se Degustação de Seleção. De 27 de agosto a 5 de setembro, 120 enólogos convidados pela ABE degustam amostra por amostra. Este minucioso trabalho é realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento.

 

Ao todo, serão 24 horas de degustação às cegas, seguindo normas internacionais. Para que todas as amostras sejam degustadas nestes oito dias, exceto sábado e domingo, os enólogos foram divididos em oito grupos com 15 profissionais cada. A cada dois dias, dois grupos de enólogos entram em ação. A degustação de seleção é fechada e segue normas internacionais.

 

Apreciadores de vinhos com interesse em participar do evento devem se inscrever pelo site www.enologia.org.br. As inscrições abrem no dia 4 de setembro, a partir das 9h.

 

Comentaristas confirmados

  1. Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
  2. Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
  3. Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
  4. Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
  5. Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
  6. Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
  7. Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
  8. Nicolás Vivas – Enólogo (França)
  9. Evan Goldstein – Master Sommelier (EUA)
  10. Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
  11. Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
  12. Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
  13. Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
  14. Eduardo Barbosa - Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)

 

O EVENTO

O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

Número de amostras: 338 amostras

Vinícolas: 47

Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.

Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)

Data do evento final? 28 de setembro de 2019

Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br

Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE

Voltar