ABE leiloa obra pintada com vinho para ajudar APAE

11 de Novembro de 2022

Lances podem ser dados por site até o dia 28 de novembro. Maior valor será destinado à entidade de Bento Gonçalves

 

A campanha deste ano da Avaliação Nacional de Vinhos uniu duas paixões: a arte de elaborar vinhos e a arte em pintura. O resultado são vinhos cada vez melhores com reconhecimento internacional e uma obra inédita assinada pelo artista plástico Ivalino José Postal. Para brindar os 30 anos da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), resolveu leiloar a obra original. O quadro, de 65cm x 87cm, com moldura, pode ser arrematado até às 18h do dia 28 de novembro, através do site https://www.lunellileiloes.com.br/leilao-virtual/xa-001-pintura-sobre-tela. O maior lance será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bento Gonçalves.

 

Pintada a base de vinho, a obra que integrou a campanha publicitária da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, criada pela Agência Gringa, tem lance inicial de R$ 6 mil. A pintura é uma obra de artífice, de um verdadeiro artista, mostrando as marcas que o evento deixou no mundo do vinho ao longo do tempo. A partir de uma tela em branco colocada sobre a mesa pelo artista, Postal busca inspiração em um gole de vinho, servido em uma taça da Avaliação Nacional de Vinhos.

 

O vídeo da campanha mostra esta mesma taça marcando a tela do pintor com sua base suja de vinho. Surgem os primeiros traços de quem encontrou no próprio líquido as memórias geradas nesses 30 anos. Mergulhado na taça, o pincel desliza sobre a tela dando forma a elementos como vinhedo, homem com um cacho de uva na mão, garrafa de vinho, uma pessoa sentindo os aromas da bebida, um brinde e a marca dos 30 anos. Mais um gole e o artífice coloca a taça de lado, observa e analisa o que fez. A obra está pronta. Uma trilha artística abraça cada desdobramento de forma intensa, ajudando a relacionar a elaboração de vinhos com o processo criativo. O roteiro expressa o cuidado, os detalhes, o conhecimento e, acima de tudo, a paixão com que estes artistas – enólogos e pintores – geram suas obras de arte, e a partir delas deixam suas marcas na vida das pessoas.

 

A divulgação do resultado do leilão será no dia 29 de novembro, às 18h, na sede da APAE Bento Gonçalves, quando a ABE reunirá os envolvidos em um coquetel e fará a entrega do valor correspondente ao maior lance. Emocionado, o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, lançou o leilão durante a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, realizada no dia 5 de novembro, sob olhares de um público de mais de 700 pessoas no presencial, além de mais de milhares que acompanhavam via transmissão simultânea pelo Youtube.

 

O vinho e o artista

Ivalino José Postal, conhecido por todos apenas como Postal, aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo dessa trajetória de 30 anos. Natural de Bento Gonçalves, da Linha Paulina, em Faria Lemos, começou a se interessar pela arte aos cinco anos de idade, inspirado por livros de histórias clássicas. A ilustração era o que mais lhe chamava a atenção. Filho de agricultor agregado e de uma mãe que desenhava em ‘pontinhos’ modelos de roupas, usava seu talento para fazer seus próprios brinquedos, seja de madeira, seja de ferro, e com tinta. As bonecas da irmã eram feitas por ele, de papel. A falta de acesso nunca foi empecilho para dar cor e forma a sua imaginação. A pintura sempre prevaleceu o desenho. Com 11 anos de idade saiu do interior e foi morar na cidade. Mesmo trabalhando em outras áreas – foi até vendedor de automóveis -, nunca deixou o amor pela arte de lado. E no ano de 2000, quando montou seu atelier no Vale dos Vinhedos, onde permaneceu por 12 anos, passou a viver totalmente da arte.

 

Postal sempre utilizou diversos elementos para suas criações. Suas esculturas são feitas em basalto, madeira, ferro e terracota, mas também faz pinturas com técnicas em aquarela, acrílico sobre tela, entalhe sobre MDF com envelhecimento com lápis de cera, ceras quentes e anelinas. Vinho sobre tela já havia feito parte de seus trabalhos ainda com 15 anos de idade, quando estudava num Seminário. Sim, ele já pensou em ser padre. Suas obras – telas, murais, esculturas - estão espalhadas pelo Brasil, além de países como Itália, Alemanha, Inglaterra e França, por onde também fez exposições.

 

Hoje Postal trabalha no próprio apartamento e num atelier montado na Linha Alcântara, interior de Bento. A obra que faz parte da campanha da Avaliação deste ano foi feita com vinho da Safra 2022 e estará exposta no dia 5 de novembro, durante o evento, quando será leiloada e o valor arrematado será doado pela ABE para a APAE Bento Gonçalves. Ele também estará no local pintando outra tela que ao final da Avaliação terá sua moldura assinada por todos os participantes do evento. A obra fará parte do acervo da entidade.

Voltar