A Safra 2022 na voz de 16 comentaristas

27 de Outubro de 2022

Painel heterogêneo formado por enólogos, chefs, jornalistas, sommeliers e enófilos, entre eles sete mulheres, foi formado pela ABE para falar das 16 amostras selecionadas

 

Nem todos são especialistas no assunto, mas todos têm em comum o gosto pelo vinho, independente de fronteiras ou marcas comerciais. Assim tem sido desde 1993, quando foi realizada a 1ª Avaliação Nacional de Vinhos. Para brindar os 30 anos do evento, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) fez um ‘blend’ entre nomes que fazem parte dessa história e outros que se juntam a esse universo de aromas e sabores. O grande destaque é a representatividade feminina, que vem ganhando espaço no mundo do vinho nos últimos anos.

 

Ao se juntar à ABE, os 16 comentaristas convidados se unem ao trabalho de promover e divulgar o vinho brasileiro, sua evolução e sua cultura. Por isso, esse painel sempre traz diversidade. “Mesclamos especialistas e leigos por entendermos que o vinho brasileiro deve estar onde o brasileiro está, em todos os lugares. Nossa missão enquanto enólogos é conversar com a natureza, compreendê-la, a fim de engarrafarmos vinhos e espumantes cada vez melhores, para que todos possam brindar cada momento, assim como a Avaliação Nacional de Vinhos, que está intimamente ligada à evolução da produção nacional”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

 

Com isso, a intenção da entidade por trás dessa heterogeneidade é espelhar o mercado consumidor do vinho. A mesa tão cobiçada já contou com celebridades como Galvão Bueno, Selton Mello, Juan Alba, Antônio Calloni, Fernanda Garay e Jayme Monjardim, assim como especialistas, entre eles a então presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde.

 

Este ano, em razão das comemorações dos 30 anos da Avaliação Nacional de Vinhos, o enólogo Gilmar Pedrucci, que presidiu a primeira edição estará revivendo a experiência, juntamente com os jornalistas Affonso Ritter e Irineu Guarnier Filho, já homenageados com o Troféu Vitis, além de Alejandro Cardozo, Enólogo do Ano 2021. Irineu também é o autor do livro que narra a história da Avaliação e que será lançado durante o evento. Um dos nomes somente será conhecido no dia da ANV: é que o Melhor Sommelier do Brasil será eleito no mesmo dia, no Vale dos Vinhedos.

 

Esta também é a Avaliação com o maior número de mulheres entre os comentaristas, o que comprova a representativa delas no mundo do vinho. “A ABE tem olhado com mais carinho para o público feminino, tão importante para o setor. Temos convidado diversas enólogas e sommeliers para serem juradas em nossos concursos, assim como na Avaliação. Elas são excelentes degustadoras, além de serem as responsáveis pela maioria das decisões de compra”, finaliza Gasperin. Entre as sete participantes estão sommeliers, enólogas, jornalistas e chef de cozinha.

 

São 16 comentaristas porque são 16 amostras degustadas ao mesmo tempo e às cegas por 1.600 apreciadores, sendo 700 no evento presencial – Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves - e outros 900 em suas casas, através do kit. Cada amostra é comentada por um dos membros da mesa principal, que compartilha com o grande público suas impressões acerca do vinho. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo será transmitida de forma simultânea pelo canal da ABE no youtube a partir das 17h do dia 5 de novembro.

 

PAINEL DE COMENTARISTAS ANV 2022

Adão Villaverde - Professor e enófilo - Brasil

Affonso Ritter – Jornalista - Brasil

Alejandro Cardozo – Enólogo do Ano 2021 - Uruguai

Ana Cristina Barbosa Mokdeci – Sommelière e wine influencer - Brasil

Carlos Bertolazzi – Chef - Brasil

Elba Hormazabal – Enóloga - Chile

Estela de Frutos – Enóloga - Uruguai

Flávia Quaresma – Chef - Brasil

Gilmar Pedrucci - Presidente da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos - Brasil

Giordano Formenti – Enólogo - Itália

Irineu Guarnier Filho – Jornalista e escritor - Brasil

José-Manuel Zabala – Enólogo - Chile

Lilian Lima – Jornalista - Brasil

Melhor Sommelier do Brasil 2022 (ABS- Brasil /ABS - RS) - Brasil *

Nathalia Cirio – Sommelière - Brasil

Suzana Barelli – Jornalista – Brasil

 

(*) Será conhecido no dia 5 de novembro, em evento no Vale dos Vinhedos.

Voltar