14ª Concurso do Espumante Brasileiro define degustadores

22 de Setembro de 2025

Para avaliar as 520 amostras, de 102 vinícolas de seis estados, 54 profissionais estarão reunidos nos dias 24 e 25 de setembro, em Garibaldi (RS)

 

O único concurso dedicado exclusivamente ao espumante brasileiro já tem o painel de degustadores definido. De 24 a 26 de setembro, em Garibaldi (RS) – Capital Brasileira do Espumante, numa realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE), recebe o 14º Concurso do Espumante Brasileiro e 54 profissionais, entre eles enólogos, sommeliers, jornalistas e escritores, divididos em sete júris.

 

Nas manhãs dos dias 24 e 25, eles analisarão 520 amostras, o maior número da história do concurso, reunindo rótulos de diferentes regiões produtoras: Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada júri terá a missão de avaliar cerca de 36 espumantes por dia. As degustações acontecerão no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, onde também será realizado o Jantar de Premiação no dia 26.

 

De acordo com o presidente da ABE, o enólogo Mário Lucas Ieggli, o evento reafirma a riqueza e a crescente excelência dos espumantes brasileiros, ganhando força como um espaço de referência para produtores, estudiosos e entusiastas. “Mais do que uma simples ampliação de números, o que vemos é um engajamento cada vez maior das vinícolas com a proposta de valorizar o espumante nacional. A ABE tem conseguido mobilizar o setor em torno da promoção dessa bebida que hoje é motivo de orgulho”, afirma.

 

As degustações seguirão o rigor científico da análise às cegas, conduzidas por um corpo de jurados especializados. As diretrizes são guiadas pelas regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

O concurso reúne e avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas e que são regularmente comercializados pelas empresas participantes. Os rótulos são inscritos em duas categorias, sendo elas: segunda fermentação (Charmat/Tradicional) e primeira fermentação (Moscatéis Espumantes). Uma das atrações é o Prêmio Destaque Sabre de Ouro, concedido ao espumante que se sobressair entre os que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a partir de uma degustação de preferência realizada pelo júri.

 

Jantar de Premiação

O grande momento do Concurso do Espumante Brasileiro será o Jantar de Premiação, marcado para o dia 26 de setembro de 2025, no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi. Na ocasião, serão revelados os rótulos vencedores desta edição histórica, que já entra para a memória do setor pelo número recorde de inscrições.

 

O Concurso do Espumante Brasileiro tem como propósito reconhecer e valorizar a qualidade dos espumantes elaborados no Brasil, estimulando a inovação e fortalecendo a imagem do produto tanto no mercado interno quanto no cenário internacional. Além das tradicionais medalhas, os rótulos premiados poderão ostentar selos oficiais fornecidos pela ABE, agregando valor e visibilidade diante dos consumidores.

 

PAINEL DE DEGUSTADORES

  1. Adalberto Bortolini        
  2. Adriano Miolo  
  3. Anderson Buffon            
  4. Anderson Schmitz          
  5. André Donatti  
  6. André Gasperin - Presidente de Júri
  7. André Mendes
  8. Átila Zavarize   
  9. Bob Junior         
  10. Bruna Ferreira 
  11. Bruno Cidade Neves     
  12. Bruno Motter  
  13. Carlos Abarzúa - Presidente de Júri
  14. Caroline Dani    
  15. Cedenir Fortunatti         
  16. Cláudia A. Stefenon      
  17. Daiani S. De Aguiar         
  18. Daniel Dalla Valle            
  19. Daniel De Paris
  20. Éder Caldart      
  21. Fernanda Spinelli - Presidente de Júri
  22. Flávia Maia        
  23. Gabriel Carissimi             
  24. Gilberto Pedrucci - Presidente de Júri
  25. Gustavo Postingher
  26. Irineo Dall'Agnol              
  27. Ismar Pasini      
  28. João Valduga    
  29. Juciane Casagrande       
  30. Jurandir Nosini
  31. Laércio Spadari
  32. Leandro Santini
  33. Leocir Bottega 
  34. Lourenço Peixoto           
  35. Lucia Porto        
  36. Magnos Basso  
  37. Maicol Zanella 
  38. Marco Salton    
  39. Marcos Carlesso             
  40. Marcos Vian - Presidente de Júri
  41. Maria Amélia D. Flores 
  42. Michel Zignani - Presidente de Júri
  43. Morgana Cesca
  44. Neuri Bruschi
  45. Philippe Mével
  46. Ricardo Morari – Presidente de Júri
  47. Sérgio Chesini  
  48. Sergio Marques
  49. Stêvão Clós Limana        
  50. Tiago Bergonzi 
  51. Tufi Neder Meyer          
  52. Ubirajara Filho 
  53. Vanderlei Gazzi
  54. Willian Vaccaro
Voltar