O suco de uva é tão bom quanto vinho, para o coração

BORDEAUX, França,  2 de Outubro (UPI) – Pesquisadores na França descobriram que o suco de uva Concord  causou o relaxamento das artérias, de maneira similar ao causado pelo vinho tinto.
 
Dra. Valerie Schini-Kerth e um grupo de pesquisadores da Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo,  França,  verificaram que o efeito benéfico proveniente do suco de uva Concord durou mais que 6 horas, algo que não ocorreu com o vinho tinto.
 
A descoberta, apresentada no congresso Vinho e Saúde, em Bordeaux, também mostrou que são os componentes da uva, e não o álcool,  os responsáveis pelo efeito benéfico ao coração.
 
Os pesquisadores disseram que o suco de uva de Concord estimulou a produção de Óxido nítrico nas células endoteliais, causando um efeito de vaso-dilatação. Óxido Nítrico é uma substância importante no metabolismo do organismo,   atuando na manutenção de vasos sanguineos saudáveis e flexíveis,  colaborando para a manutenção de uma adequada pressão sanguínea,  relata a dra. Schini-Kerth.
 
Esta pesquisa reforça trabalhos realizados anteriormente que indicavam que o suco de uva tinha a propriedade de diminuir a pressão sanguínea, dizem os pesquisadores.
 
Fonte: UPI - Published: October 2, 2007, às 3:54
http://www.upi.com/NewsTrack/Health/2007/10/02/grape_juice_as_good_for_heart_as_wine/4687/
Tradução: Mauro Zanus (Embrapa Uva e Vinho)
 

Voltar