Representatividade da Safra 2018 em 346 amostras de 49 vinícolas

30 de Julho de 2018

Quarta maior edição em número de amostras, Avaliação Nacional de Vinhos conclui primeira fase com presença de quatro estados brasileiros

 

A expectativa em torno da qualidade da Safra 2018 é grande. Tanto é que 49 vinícolas da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina inscreveram 346 amostras na 26ª Avaliação Nacional de Vinhos, a maior degustação de vinhos de uma safra do planeta. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento é único no gênero, evidenciando, muito além de marcas, o desempenho de cada safra, a pluralidade de castas e a performance da cada uma, contribuindo desta forma para a evolução do vinho brasileiro.

 

Com estes 346 vinhos, a Avaliação Nacional de Vinhos rompe a barreira das 6 mil amostras. Numa trajetória de 26 edições, o evento soma 6.203 amostras. “Muito mais do que quantidade, a Avaliação Nacional de Vinhos é a vitrine da qualidade e evolução da produção nacional. Não existe no mundo outro evento como este. Nossa bandeira vai muito além de marcas e carrega consigo o DNA de um país formado por muitos terroirs. A Avaliação representa toda esta diversidade”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

 

Encerradas as inscrições, a Associação parte para a segunda etapa: a coleta de amostras. Este processo é feito por um funcionário da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, que percorre o Brasil, passando por cada vinícola participante. As amostras são retiradas dos tanques, recipientes ou lotes de barricas. Para os vinhos já engarrafados, são solicitadas vistas do estoque para conferir se o volume condiz com as regras.

 

A terceira etapa envolverá cerca de 120 enólogos brasileiros, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando cerca de 900 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2018. As inscrições para os apreciadores abrem somente no início de setembro.

 

Imagens: Jeferson Soldi

Voltar