Hora de brindar o grande dia do vinho brasileiro

24 de Setembro de 2018

Associação Brasileira de Enologia realiza neste sábado, 29, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018, maior degustação de vinhos de uma safra do mundo

 

As 16 amostras mais representativas da Safra 2018 serão conhecidas e degustadas por um público de cerca de mil apreciadores neste sábado, 29, durante a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018. Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, o evento se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e expressa a qualidade da produção nacional.

 

Este ano, 120 enólogos avaliaram às cegas 344 amostras de 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O resultado, estabelecido a partir de um regulamento que segue normas internacionais, será anunciado neste grande evento que reúne enólogos, sommeliers, diretores de vinícolas, lideranças do setor, importadores, jornalistas, enfim, enófilos do Brasil e do exterior. O ritual se repete a cada ano. Uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada amostra é degustada, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que compartilha suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras é anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2018.

 

Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris -, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas. O 16º comentarista será sorteado entre o público.

 

“Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, enólogos do Brasil, a marca que carregamos é a do vinho brasileiro, acima de qualquer condição. Erguemos esta bandeira que muito nos orgulha, pois sabemos que os vinhos e espumantes que elaboramos têm qualidade superior. O mundo reconhece esta evolução e nós brasileiros precisamos reconhecer”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

 

Um dos grandes momentos do evento será a divulgação e entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.

 

COMENTARISTAS

  1. Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 - Brasil
  2. Carlos Cabral de Mello – Consultor de Vinhos - Brasil
  3. Carolina Bahia – Jornalista - Brasil
  4. Caroline Dani – Biomédica - Brasil
  5. Celso Masson – Jornalista - Brasil
  6. Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil
  7. Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine - Inglaterra
  8. Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil
  9. Francine Dion – Diretora do Séléctions Mondiales - Canadá
  10. Johnny Mazzilli – Jornalista - Brasil
  11. Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália
  12. Nicholas Corfe – Importador Go Brazil – Reino Unido
  13. Otávio Berwanger – Médico Cardiologista - Brasil
  14. Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards - Chile
  15. Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil
  16. Sorteado entre o público
Voltar