De olho nas taças

14 de Agosto de 2018

Começou hoje a degustação de seleção das 351 amostras inscritas na Avaliação Nacional de Vinhos. Trabalho segue até 23 de agosto envolvendo 120 enólogos

 

Durante oito dias, as 351 amostras inscritas por 50 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) serão degustadas às cegas por 120 enólogos. O trabalho começou hoje e segue até 23 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

 

Serão 24 horas de degustação às cegas. Para que todas as amostras sejam degustadas nestes oito dias, exceto sábado e domingo, os enólogos foram divididos em oito grupos com 15 profissionais cada. A cada dois dias, dois grupos de enólogos entram em ação. Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, enólogo Edegar Scortegagna, esta é a etapa mais criteriosa, que avalia tecnicamente cada amostra. “Todo conhecimento e sensibilidade do enólogo são empregados neste processo que visa avaliar a qualidade e a evolução do vinho brasileiro. Aqui, a bandeira é a dos vinhos brasileiros, independente de marca”, destaca.

 

A avaliação é individual e registrada em um sistema desenvolvido especialmente para a Avaliação. O resultado somente será anunciado no dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando cerca de 900 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018. As inscrições para os apreciadores abrem somente no início de setembro.

Voltar