Corrida ao ‘Oscar’ dos vinhos brasileiros

30 de Agosto de 2018

Inscrições para participar da Avaliação Nacional de Vinhos abrem dia 4 de setembro

 

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo se aproxima. Cerca de 900 pessoas de diferentes estilos, idades e profissões, de distintos lugares do mundo, mas que têm o gosto pelo vinho em comum, viverão este grande momento do vinho brasileiro no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Eles degustarão às cegas, ao mesmo tempo, 16 amostras classificadas entre os 30% mais representativos da Safra 2018. As inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018 abrem dia 4 de setembro, às 8h30min, pelo site da Associação Brasileira de Enologia (ABE) - www.enologia.org.br.

 

Não é necessário ser um conhecedor de vinhos, apenas apreciar a bebida. Tanto é que o evento reúne enólogos, sommeliers, empresários e lideranças do setor, mas também leigos no assunto. É um assemblage de pessoas e sensações numa Avaliação única no planeta. “A Avaliação Nacional de Vinhos é a maior celebração do vinho brasileiro. Neste dia, o vinho aproxima amigos e faz novas amizades, comemora a realização de mais uma safra e apresenta o desempenho da qualidade do vinho brasileiro. É o Oscar dos vinhos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

 

São mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. Um encontro também de aprendizado e confraternização. Scortegagna chama a atenção dos interessados para que fiquem atentos ao período das inscrições, pois as vagas costumam esgotar nos primeiros dias. “A Avaliação Nacional de Vinhos é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e, por isso, um evento muito disputado. A paixão e curiosidade pelo mundo do vinho unem centenas de pessoas de todo o Brasil e do exterior”, reforça.

 

Pela primeira vez no evento, as cadeiras serão numeradas. Depois de efetuada a inscrição e o pagamento, o participante deverá acessar o site a partir do dia 15 de setembro para reservar sua cadeira.

 

Etapa por etapa

O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho foi realizado de 14 a 23 de agosto por 120 enólogos.

 

O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 106 amostras, diante das 351 inscritas por 50 vinícolas de seis estados brasileiros. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018. O investimento para associado é de R$ 275. Não associados pagam R$ 350.

Foto: Jeferson Soldi

Voltar