Sauvignon Blanc, Uma Paixão

Carlos Eugenio Daudt

Prof. Titular, Phd - Ufsm

ced.voy@zaz.com.br

Sauvignon Blanc (SB de agora em diante) produz um grande vinho branco, um dos meus preferidos. Na verdade, o SB produzido na Nova Zelândia é considerado um dos melhores no mundo. Seria injusto não mencionar pelo menos ainda os grandes SB da Califórnia, da França, da África do Sul para citar apenas alguns dos países produtores de SB de grande qualidade. Já tive o privilégio de degustar todos estes e muitos mais.
 
Chenin Blanc e Traminer são seus pais e provavelmente originária de um cruzamento expontâneo no Vale de Loire na França. Há tempos sabia-se que a uva Traminer era um dos pais de SB mas que Chenin Blanc era outro foi novidade para muitas pessoas ao redor do mundo.
 
São cultivados hoje no mundo ao redor de 80.000 hectares de SB, sendo a França a líder deste grupo com 24.200 ha; o Novo Mundo está produzindo bastante esta uva, recentemente. Assim pode ser citado a Nova Zelândia com 8.900 ha, a Califórnia com 5.800,  África do Sul com 8.400 e o Chile com 8.700 ha. Estes números fazem da SB a segunda, entre as uvas brancas nobres, uva mais plantada no mundo, a primeira é Chardonnay. O primeiro Congresso Mundial de SB foi realizado na Áustria (onde são cultivados atualmente 687 ha) em Agosto de 2008 e boa parte dos dados foram retirados deste Congresso.
 
Na região de Marlborough, Nova Zelândia o vinho tem características de maracujá, grama fresca e acidez total alta; o clima temperado, as condições de vento e o padrão das chuvas (alta intensidade mas de curta duração) criam condições que diferenciam esta região de outras regiões de cultivo de SB no mundo, segundo alguns pesquisadores. Na África do Sul a característica de pimentão verde (devido a presença de pirazinas) vem dos vinhedos mantidos em lugares com mais sombra; não podemos esquecer que o processo fotossintético é um fator crítico para o desenvolvimento do flavor em uvas. Uvas provenientes de lugares sombrios tem um pH mais alto, produzem menos açúcares e tem mais nitrogênio ligado ao ácido tartárico - H2Ta, produzindo uma perda de H2Ta  e aumento de pH.
 
De um modo geral a qualidade superior de um vinho está bastante relacionada com a época de colheita para determinada variedade (cultivar) e a micro-região onde a mesma é cultivada. Quanto mais tarde a colheita, de um modo geral, maior a quantidade de nitrogênio e de fenóis; quanto mais tarde a colheita menor a quantidade de características verdes e maior a de monoterpenos (características florais). Experimentos com leveduras estão sendo feitos para conseguir maior quantidade de thióis voláteis (que contribuem para as notas –atributos, descritores- de maracujá e pomelo). Em resumo SB é bastante fenólica, portanto, tem que haver um cuidado desde o esmagamento desta uva que deve ser feito muito levemente, com uvas mais frias possível e usar somente o mosto de gota (mosto virgem). O mosto deveria ser ajustado para um pH ao redor de 3,2 e deixado em repouso, em baixas temperaturas por bastante tempo com auxilio de enzimas. O que estou tentando dizer é que o mosto de SB deve ser fermentado o mais límpido possível para evitar maiores problemas com limpeza posterior. Bem, a intenção deste texto não é aprofundar e fazer o trabalho do enólogo. Entretanto, estas e outras dificuldades tornam este vinho especial para mim pois além do conhecimento é necessário muito amor, dedicação e arte para se obter um SB superior, mesmo em presença de uvas de excelente qualidade. Variedade (cultivar) de recente crescimento no Estado, desperta a curiosidade do consumidor e conseqüentemente dos produtores.
 
Como vender um bom SB? Como compensar o investimento? Bom, aí o proprietário deve estar preparado e deve investir em treinamento de seu pessoal e nele próprio com alguém que entenda de SB.

Voltar