Página Inicial Feiras e Eventos

Associado

Para alterar alguma infomação do seu cadastro clique aqui e logue-se.
Caso você ainda não seja um associado da ABE, associe-se agora.
O que você costuma consumir com mais frequencia?

Concurso do Espumante Fino Brasileiro

O concurso

VII Concurso do Espumante Brasileiro

25 a 27 de Outubro de 2011


Análise aponta qualidade e diversidade de estilos

Das 231 amostras inscritas por 70 vinícolas, 72 foram premiadas, sendo 49 com Medalha de Ouro. ABE premia vencedores em jantar realizado hoje à noite


Não foi só a qualidade dos espumantes nacionais que chamou a atenção dos 51 degustadores do 7º Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde terça-feira, 25. A diversidade de estilos do produto também foi destaque, mostrando que o setor vem apostando na bebida com uma ampla oferta para o consumidor. O evento reuniu 231 amostras de 70 vinícolas, premiando 72 espumantes, sendo 49 com Medalha de Ouro e 23 com Medalha de Prata. O jantar de premiação acontece hoje à noite no Centro de Eventos da Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.


O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, ressalta a excelente qualidade dos espumantes evidenciada na taça e avalia como positivo o aumento da diversidade de estilos da bebida que chega como uma excelente oportunidade para quem aprecia o produto. “As vinícolas estão apostando em estratégias exclusivas para se diferenciar no mercado, o que é bem visto pelo consumidor, que passa a contar com uma gama cada vez maior de opções. As diferentes regiões produtoras com seus terroirs próprios, os processos e as variedades de uvas também favorecem esta variedade”, destaca.


A qualidade pode ser comprovada pela quantidade de premiações, sendo 49 que obtiveram Medalha de Ouro (88 a 93 pontos) e 23 com Medalha de Prata (84 a 87 pontos). Os 72 espumantes premiados são de 40 vinícolas brasileiras, o que também demonstra uma expressiva representatividade das vinícolas, ou seja, 60% das participantes integram o ranking das premiações.


Outro aspecto a ser considerado nesta edição foi o aumento do número de inscrições que passou de 205 na edição de 2009 para 231, um incremento de 13%. Os espumantes foram degustados por um painel de 51 avaliadores, entre enólogos, jornalistas, enófilos e sommeliers. As degustações ocorreram nos dias 25 e 26 de outubro na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, integrando a programação da Fenachamp 2011

 

CONCURSO DO ESPUMANTE BRASILEIRO

 

Evento
Nº amostras
Nº Vinícolas
Data
Presidente
Cidade
I CEB
52
25
25 e 26 de Julho de 2001
Cleber Andrade
Bento Gonçalves
II CEB
68
29
04 a 08 de Novembro de 2002
Gilberto Pedrucci
Bento Gonçalves
III CEB
100
38
07 a 09 de Outubro de 2003
Antônio Czarnobay
Garibaldi
IV CEB
120
45
25 a 27 de Julho de 2005
Carlos Abarzua
Garibaldi
V CEB
144
50
11 a 12 de setembro de 2007
Cláudia Stefenon
Garibaldi
VI CEB
205
66
4 a 6 de Agosto de 2009
Carlos Abarzúa
Garibaldi
VII CEB 231 70

25 a 27 de Outubro

de 2011

Christian Bernardi Garibaldi

 

Qualquer dúvida ligar para (054) 3452.6289 / 3451.2277, ou através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.